Primeira dose da vacina CoronaVac é feita em Médica de Fontoura Xavier

Publicado em: 20 de janeiro de 2021

Em um momento histórico e cheio de emoção, na Unidade de Tratamento da COVID-19, junto ao Posto central da Unidade Básica de Saúde,  a Doutora Carla Lima de Quadros foi a primeira a ser imunizada em Fontoura Xavier nesta quarta-feira (20).  Depois de 10 meses de luta contra um vírus até então desconhecido, todos os profissionais da Saúde estão sendo imunizados.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência; pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) – asilos – e população indígenas aldeadas.

No total, 4,5 milhões de doses da CoronaVac foram distribuídas para os territórios brasileiros. O Rio Grande do Sul, segundo o governador Eduardo Leite,recebeu 341 mil doses, das quais 311.680 vão para os grupos prioritários da população em geral e 30.120 para indígenas, também considerados prioridade. Fontoura Xavier recebeu 128 doses.

De acordo com a Secretária da Saúde, Clairê Chitolina Parnoff, é um momento de muita emoção. “Estamos felizes com este momento. Agora aguardamos ansiosamente a chegada das demais vacinas para podermos vacinar todos os demais grupos”, disse.

A Doutora Carla, que esteve a frente no combate da Covid-19 desde o início, e que também foi acometida pela doença, destaca que a sensação neste momento é de muita emoção e principalmente esperança. “A partir deste momento, criamos a esperança de que as coisas irão melhorar. Passamos um ano muito difícil. Principalmente nós aqui, vimos famílias perder entes queridos e nós também perdemos profissionais da saúde. É uma nova etapa que está começando. Pedimos e reforçamos ainda que a população continue se cuidando e tenham paciência. Esta vacina chegará para todos, mas precisamos um pouco de paciência. E nós, continuamos fazendo aqui nosso trabalho”, finalizou.

Nas próximas fases, a população poderá se vacinar no posto de saúde próximo de onde moram nas datas respectivas. De acordo com o recebimento de doses, os demais integrantes da área da saúde serão gradativamente incluídos. No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS.

 

A imagem mostra uma caixa da vacina armazenada.
Frascos foram transportados em térmica até o HCPA para manter a temperatura adequada das doses – Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

 

Com o envio das 6 milhões de doses do imunizante do Instituto Butantan aos estados e o Distrito Federal, o Brasil dá a largada à sua campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.  Assim, nesta primeira etapa da vacinação, a população geral não deve procurar os postos de saúde. O cuidado foi lembrado pela secretária de Saúde, Clairê Chitoliina Parnoff, para que seja evitado aglomerações e filas desnecessárias.

Conforme os laboratórios disponibilizem mais doses das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, outras populações que integram os grupos prioritários serão chamadas, por campanha publicitária, a comparecerem às salas de vacinação.

 

Distribuição entre os municípios

A distribuição das doses de vacina por município foi consolidada, na terça-feira (19/1), pelas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários.

Após, as prefeituras dos 496 municípios estiveram retirando na respectiva CRS o quantitativo proporcional à população a ser vacinada. A exceção foi Porto Alegre, que pela proximidade de volume maior do lote realizou diretamente a coleta na Ceadi.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: