PRF já atendeu quase três mil pessoas em palestras de Educação para o Trânsito em 2019

Publicado em: 3 de setembro de 2019

Delegacia em Lajeado prevê mais atividades para 2020 e restante deste ano

Até esta terça-feira (3), quando aconteceu encontro na Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo, a PRF atendeu 2863 pessoas em 2019, apenas em palestras voltadas à Educação para o Trânsito e Valorização da Vida, realizadas no âmbito da Delegacia em Lajeado. Empresas e instituições que desejarem levar palestras da PRF a seus funcionários devem fazer contato informando data e horários pretendidos. O retorno é feito logo após verificação da agenda e da disponibilidade do servidor responsável.

Mas essa é só uma das ações pelas quais a PRF trabalha com o tema. As abordagens educativas, em que os condutores e demais ocupantes dos veículos recebem informações sobre segurança na rodovia, e orientações sobre a importância de se ter atitudes prudentes e responsáveis no trânsito, já são 1056 entre janeiro e agosto de 2019, e esse número deve crescer substancialmente até o final do ano.

Já no dia 26 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) fecharam uma parceria para a participação da PRF na Construmóbil 2019, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, e 03 e 06 de outubro. No estande, haverá atividades voltadas à Educação para o Trânsito, exposição de veículos antigos, e ainda de uma motocicleta Harley Davidson, que esteve presente nos grandes eventos realizados no país.

Além disso, a PRF, imbuída em ser um agente catalisador e indutor da criação de políticas públicas de segurança e cidadania, principalmente no âmbito da segurança viária, vem desenvolvendo o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN). O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes de sua responsabilidade na segurança do trânsito e estimular a prática de atitudes de responsabilidade, ética, tolerância, respeito, gentileza e consciência coletiva, fomentando a humanização do trânsito e a redução da violência.

Na região, após reunião realizada no dia 29 de agosto, PRF e Prefeitura de Fazenda Vilanova definiram o planejamento para a implementação do Projeto FETRAN Pedagógico no município a partir do ano que vem.

O projeto tem também a missão de apoiar os municípios no desenvolvimento de ações pedagógicas de educação e segurança para o trânsito, como forma de enfrentamento à violência viária, ao construir um conhecimento conscientizador para atitudes seguras no trânsito.

Escrito por: PRF

Compartilhe: