Previsão de seca nos próximos meses coloca o município em alerta

Publicado em: 27 de outubro de 2020

As previsões climáticas para os próximos meses no Rio Grande do Sul apontam que o estado enfrentará novamente um período de seca intensa, que deve impactar significativamente nas reservas de água e nos resultados da safra de verão 2020/2021.

O mesmo fenômeno que atingiu a região no período entre 2019 e 2020, e provocou uma grande estiagem no sul do Brasil, iniciou em agosto e vem se intensificando nos últimos dias. A previsão é de que o La Niña se estenda até o final do verão.

Segundo o Secretário de Agricultura de Fontoura Xavier, André Eugênio, a tendência é de que a seca que está se iniciando seja ainda mais severa, uma vez que as reservas do município não conseguiram recuperar sua capacidade total, devido a insuficiência dos volumes de chuva no período que procedeu a estiagem que teve fim em meados de maio desse ano. As circunstâncias apontam que o estágio mais grave da estiagem deve ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

A Secretaria de Agricultura do município informa que já está acompanhando a situação das reservas de água em algumas localidades e que a situação é de alerta nas comunidades como a Canga Quebrada, Carrapicho, Picada Taquari, Picada Fernandes, Linha dos Eucaliptos e Campo Novo. “Nós estamos perfurando e ativando poços, fazendo o possível para garantir água potável à população o mais rápido possível, mas esse não é um processo fácil”, destaca o Secretário André. Segundo ele, nos locais onde não há possibilidade de instalação de poço artesiano será necessário o abastecimento com caminhões pipa. “Por enquanto não houve necessidade, mas já temos solicitações”, afirmou.

Em relação à agricultura, a estimativa é que a plantação de produtos como soja, milho e fumo seja prejudicada. Outros setores que devem ser afetados é o de engorda de bovinos e de produção de leite, já que os produtores que não conseguiram fazer silagem no último ano, devido a outra seca, provavelmente serão prejudicados novamente com o impacto nas lavouras de milho. “Nesse caso o que recomendamos é que comprem o alimento para seus animais e estoquem o quanto antes, porque a previsão é que tenha uma alta nos preços desses produtos”, salientou o Secretário.

A Secretaria de Agricultura salienta que este é um problema sério, que deve atingir o município pelo segundo ano consecutivo, e que terá grande impacto diante da produção e da economia local, mas que principalmente colocará a população novamente em uma situação delicada, com a escassez de água potável, por isso é necessário que todos estejam atentos ao consumo consciente deste recurso. A Secretaria  afirma que está atenta e preocupada, trabalhando para solucionar os problemas e diminuir os efeitos que a seca deverá provocar no município.

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: