Presidência da Câmara será disputada por 17 deputados

Publicado em: 13 de Julho de 2016

Com a inscrição de última hora feita pelos deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Orlando Silva (PCdoB), o número de candidatos a ocupar a cadeira de presidente da Câmara subiu para 17. A votação está marcada para as 16h desta quarta-feira. O prazo para registro de candidaturas terminou ao meio-dia.

Os deputados ainda poderão retirar a concorrência até as 15h. Às 13h, a ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica foi sorteada. Esta será a mesma ordem dos discursos. Cada candidato terá 10 minutos para falar no plenário, apresentando as suas propostas.

Se inscreveram para a disputa os deputados Beto Mansur (PRB-SP), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Fausto Pinato (PP-SP), Giacobo (PR-PR), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Miro Teixeira (Rede-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Publicidade

O parlamentar que for eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira à presidência da Casa.

A votação será secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no plenário. Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número delegislaturas na Casa. A previsão da Secretaria Geral da Mesa é que o novo presidente da Câmara será conhecido antes da meia-noite.

Ordem dos discursos dos candidatos à presidência da Casa:

1. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV-ES) 
3. Miro Teixeira (REDE-RJ) 
4. Giacobo (PR-PR) 
5. Cristiane Brasil (PTB-RJ) 
6. Luiza Erundina (PSOL-SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB-MG)
8. Carlos Manato (SD-ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) 
10. Marcelo Castro (PMDB-PI)
11. Fausto Pinato (PP-SP) 
12. Beto Mansur (PRB-SP) 
13. Rogério Rosso (PSD-DF)
14. Gilberto Nascimento (PSC-SP)
15. Esperidião Amin (PP-SC)
16. Maria do Rosário (PT-RS) 
17. Orlando Silva (PCdoB-SP)

Escrito por:

Compartilhe: