Presas quatro pessoas por desvio de combustível de empresa de coleta de lixo em Caxias do Sul, diz polícia

Publicado em: 26 de abril de 2023

Quatro pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil na terça-feira (26) por desvio de combustível da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Segundo a investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), dois funcionários da empresa e outras duas pessoas compravam e revendiam o produto. Os homens responderão pelos crimes de peculato, receptação e associação criminosa.

Nomeada de Operação Espargidor (um tipo de caminhão que era usado tanto no serviço quanto no desvio), os quatro homens – de 22, 36, 43 e 44 anos – começaram a ser investigados há um mês. Os nomes deles não foram divulgados.

Conforme o titular da Draco, delegado Luciano Pereira, dois funcionários da Codeca desviavam, aproximadamente, 180 litros de diesel por dia e revendiam para terceiros, totalizando 3,6 mil litros durante o mês em que foram monitorados. O prejuízo pode superar R$ 52 mil somente nesse período.

“Foram presos os funcionários que faziam o desvio do combustível e os receptadores, ou seja, o que fazia a busca do combustível e que repassava a outras pessoas e um que era o receptador final”, afirmou o delegado, à RBS TV.

Os dois funcionários aparecem em um vídeo levando um caminhão de combustível da empresa até um veículo em um bairro do município (veja no começo da reportagem). No local, galões aparentemente vazios que estavam no porta-malas do automóvel foram substituídos por outros, mais pesados, que estavam no caminhão. Em seguida, o automóvel deixa o local.

A empresa é responsável pela limpeza de ruas, coleta de lixo e também realiza obras no município. A prefeitura de Caxias do Sul é a principal responsável pela companhia, que também presta serviços a empresas privadas.

Escrito por: G1 RS

Compartilhe: