Prefeito de Fontoura Xavier analisa primeiros 100 dias de mandato

Publicado em: 27 de abril de 2021

A pouco mais de 100 dias desde o início do mandato do Prefeito Luiz Armando Taffarel e Paulo Quevedo, diversos trabalhos e projetos foram realizados e outros que deverão ser realizados a curto prazo.

Em entrevista, o Prefeito destacou alguns dos feitos:

Mais de R$200 mil foram investidos em consertos de maquinários de todas as Pastas. Entre todos os maquinários em boas condições de uso, apenas a bobcat está fora de funcionamento.

Diversos boeiros foram feitos no interior do município.

Mais de 80% das estradas do interior foram reconstruídas.

Através da Secretaria de Obras do município, chefiada pelo Secretário Nelin Quevedo, trabalhou na construção de terraplanagens. Também como incentivo a agricultura, foi realizada a terraplanagem na comunidade do Três Pinheiros e Vila Tana, ambas foram feitas para a colocação de aviários. Além da terraplanagem na Comunidade da Canga Quebrada, para a colocação de um novo Pesque e Pague no município.

Mais de R$10 mil foram investidos na compra de novos equipamentos e ferramentas para a Secretaria de Obras, principalmente para o trabalho mecânico, como por exemplo, lixadeira, macaco hidráulico e arrumação de soldador e compressor.

Projeto para poços artesianos estão sendo estudados pela Administração Municipal. “Pretendemos instalar os poços que já estão perfurados e distribuir água para as comunidades. Bem como, a construção de novos poços”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o Prefeito falou sobre a mudança do pátio de máquinas para a comunidade da Vila Rodrigues. De acordo com ele, os indivíduos que habitavam no local foram realocados. “O pavilhão deverá ser feito até o final do ano. Nos próximos dias devemos abrir para licitações. Os pavilhões do Parque Municipal serão destinados a vinda de novas fábricas, para gerar emprego e renda para Fontoura Xavier. Vale ressaltar que depende da aprovação dos vereadores”, diz

Mais alguns trabalhos foram citados pelo Prefeito.

Pintura dos cordões em toda a área urbana do município.

300 toneladas de material para asfalto foram adquiridas pela Administração Municipal. “Pretendemos colocar em todo o perímetro urbano. Entretanto, nossa expectativa é conseguir recursos para a colocação de asfalto”, diz Luiz Armando Taffarel.

Ainda nesta semana, através da Secretaria da Agricultura, o município deverá receber um trator, enviado através do Governo do Estado, para auxiliar na reconstrução das estradas do interior. De acordo com o Prefeito, o trator será destinado às estradas que estão em péssimas condições.

Renegociação de diversos contratos, a fim de reduzir os gastos mensais da Prefeitura Municipal.

Através da Secretaria de Saúde, todos os Postos do Interior foram reabertos. Para esta reabertura, dois novos médicos foram contratados. Exceto a Unidade do Campo Novo. O Prefeito explica que o não retorno da unidade deve-se a ausência de uma médica, que atualmente está licenciada devido a maternidade.

Contratação da empresa ServPref, da cidade de Passo Fundo. A empresa possui casas de apoio a familiares e pacientes que necessitam estar nas cidades de Passo Fundo e Porto Alegre devido a atendimentos médicos.

Convênios foram firmados com o Hospital de Caridade Frei Clemente e Hospital Santa Terezinha, afim de garantir um bom atendimento a todos os munícipes.

Toda a frota de carros da Prefeitura Municipal e Posto de Saúde receberam rastreadores. Bem como, a colocação de câmeras de monitoramento.

Também, nas próximas semanas a Administração Municipal deverá iniciar a  reforma do Parquinho na praça central, com o apoio da Agência Sicredi e Cerfox.

Implantação da Sala Covid, com plantões e atendimentos ao paciente e familiares. É disponibilizado toda a equipe básica para atendimentos, composta por médica, enfermeira e técnica de enfermagem.

Reforma no Posto de Saúde Central.

Também, o Prefeito está aguardando emendas parlamentares para a Saúde do município de Fontoura Xavier, para a aquisição de equipamentos, carros, ambulância e emendas para a construção de uma Unidade de Saúde na comunidade da Picada Rosa.

O município de Fontoura Xavier, vacinou até o momento cerca de 20% da população contra a Covid-19.

Na Secretaria de Agricultura, também diversas ações já foram realizadas como por exemplo a encomenda de alevinos e disponibilização de uma máquina hidráulica pelo período de quatro horas para serviço nas propriedades. Conclusão da obra do novo CRAS. Nas próximas semanas a equipe deverá iniciar os atendimentos em um ambiente remodelado e planejado.

Também na Secretaria de Assistência Social, foi realizada a implantação de uma sala para receber eletrodomésticos e móveis através de doações. A sala deverá entrar em funcionamento na próxima semana e será localizada na sede antiga do CRAS.

A Administração Municipal enviou para a Câmara de Vereadores um projeto para auxiliar as entidades culturais do município e também, as comunidades do interior, pois devido ao período de pandemia, eventos são restritamente proibidos.

O Prefeito Municipal, anuncia que dois projetos foram enviados a Caixa Econômica Federal. O primeiro projeto é para a construção de 20 banheiros no perímetro urbano para famílias carentes. O segundo projeto enviado a Caixa é para a pavimentação, que será realizada na comunidade da Picada Silveira, Campo Novo, Vila César, Gramado São Pedro e Três Pinheiros. Vale ressaltar que a pavimentação será colocada em frente a pontos específicos da comunidade, como igrejas, escolas e salões. A Administração Municipal aguarda o retorno da Caixa Econômica Federal.

Também, a preocupação com a colocação de águas no interior do município foram destacadas pelo Prefeito. De acordo com Luiz Armando Taffarel, durante este ano as redes de água são umas das prioridades da Administração Municipal.

O Prefeito conta, que em sua viagem a Brasília, solicitou junto a autoridades a vinda de dois caminhões, um trator, patrola e retroescavadeira.

Nas próximas semana, quebra-molas serão construídos em todo o município. De acordo com o Prefeito, a demanda da construção tornou-se necessária devido a alta velocidade usada por motoristas em alguns pontos específicos.

A Secretaria de Obras passou a contar novamente com um caminhão prancha. Luiz Armando Taffarel relata a grande importância do caminhão para o deslocamento do maquinário. “O caminhão é de grande uso para a Secretaria de Obras. A redução de gastos também será muito grande”, diz.

Projeto de Regularização Fundiária, executado pensando na facilitação de escrituração de terrenos. O Prefeito conta que cerca de 80% dos terrenos do município são irregulares. A desburocratização irá facilitar esta regularização.

Por fim, o Prefeito analisa os primeiros 100 dias como produtivos. “Nosso Secretariado está empenhado em trazer bons resultados. Meu desejo é que a melhora seja contínua. Muitos projetos serão executados, sempre pensando no desenvolvimento do município e na geração de empregos. Nossa prioridade é valorizar nossos munícipes, principalmente o setor agrícola. Também, procuramos sempre valorizar os funcionários públicos do município, para incentivá-los a trabalhar alegres e contentes. Pedimos a toda a população que se cuidem, logo tudo voltará ao normal”, finaliza Luiz Armando Taffarel.

 

 

 

Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira

Compartilhe: