Prefeito acompanha primeiro curso na nova sede do CRAS

Publicado em: 10 de maio de 2021
Na tarde desta segunda-feira (10), o Centro de Referência em Assistência Social iniciou pela primeira vez curso na nova sede.
O curso de produção básicas de hortaliças foi fornecido pelo SENAR ao município. O Prefeito Municipal, Luiz Armando Taffarel, juntamente com a Secretária da Agricultura Adriéli Gerevini e o Secretário de Assistência Social, Antônio Nilton da Cunha, estiveram presentes na abertura dos cursos.
De acordo com a Secretária, Adriéli Gerevini é muito importante que as mulheres, tanto do meio rural, quanto do meio urbano aprendam o cultivo das hortaliças, para que possam realizar em suas casas hortas domésticas, podendo garantir a segurança alimentar de sua família, produzindo hortaliças de qualidade, sem a utilização de agrotóxicos e consequentemente, gerando economia doméstica. “Produzindo em suas casas, as donas de casa evitam de comprar produtos fora, gerando economia ou até mesmo geração de renda, podendo vender os alimentos plantados em casa”, ressalta.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Adriane de Quevedo Moreira, o curso será de suma importância para a aquisição de novos conhecimentos, visando beneficiar famílias economicamente e nutritivamente. “Como coordenadora, estou muito feliz. Continuaremos nossos projetos e cursos, visando beneficiar famílias, juntamente com o Secretário de Assistência Social, Antônio Nilton da Cunha e o Prefeito Municipal, Luiz Armando Taffarel, que não medem esforços para nos auxiliar em tudo que é necessário”, afirma.
O curso foi administrado pela profissional Adriana Marin, engenheira agrônoma e instrutora do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, há 22 anos. O primeiro curso foi de produção básica de hortaliças, que é a horta a campo. O público são donas de casas, sendo assim, a profissional está dando ênfase a horta doméstica.
A agrônoma ressalta a grande importância de se ter uma horta na residência, visando praticidade e até mesmo empreendimento. “Os benefícios são inúmeros, tanto profissionalmente como nutritivamente e economicamente. Será trabalhado todos os processos de implantação e produção de uma horta, na teoria e prática”, ressalta.
Locação de canteiros, adubação, espaçamento entre plantas, adequações de plantas, climas benéficos, rotação de cultura, manejo, irrigação, correção de solo serão algumas da inúmeras pautas abordadas pela Engenheira.
Ainda, a coordenadora pontua que todas as medidas preventivas de combate a Covid-19 estão sendo seguidas rigorosamente. “Devido as restrições estabelecidas, o número de alunos foi reduzido. Também, há distribuição de álcool em gel. O uso de máscaras e o distanciamento são obrigatórios”, argumenta.
O curso será ministrado durante três dias, na nova sede do CRAS.
Escrito por: ClicNews/ Gabrieli Quevedo Moreira