Polícia prende três pessoas por espancamento à criança de 3 anos e investiga omissão de creche

Publicado em: 7 de junho de 2023

Além da mãe, do padrasto e da avó paterna, 1ª Delegacia de Polícia de Viamão investiga omissão da creche em relação às marcas de violência e maus-tratos que uma menina de 3 anos sofria no âmbito familiar. Segundo a delegada Jeiselaure de Souza, que está conduzindo a operação Tormentum III, a menina dava indícios de que estava sofrendo violência em casa, e existe um dispositivo na lei de tortura referente à omissão em que a creche pode ser enquadrada.

“Ela não queria sair da creche, ela se escondia no banheiro pra não voltar, começa a chorar, não queria voltar pra casa, não queria ir com a avó. Existe um dispositivo na lei de tortura da omissão dessas pessoas justamente encarregadas como a dona da creche e nós estamos avaliando, sim, a conduta dela”, afirma a delegada.

Na manhã desta quarta-feira, a polícia de Viamão prendeu a mãe, o padrasto e a avó paterna por espancamentos contra a criança em crime que se enquadra como tortura qualificada ou tortura-castigo.

“Essa criança sofria violência intra-familiar há bastante tempo, e eles submeteram emprego a violência, de grave ameaça, de agressões físicas, de negligência inclusive de alimentos, como forma de castigar a menina por qualquer coisa que ela fizesse. E isso configura tortura na modalidade castigo”, explica a delegada Jeiselaure de Souza.

Ao serem interrogados, os três suspeitos permaneceram em silêncio. Eles tem mandado de prisão preventiva e aguardam vaga para serem encaminhados ao sistema carcerário. Podem pegar pena de 2 a 8 anos de reclusão.

A operação Tormentun III foi conduzida no bairro Lomba do Pinheiro, em Viamão, e no bairro Anchieta, em Porto Alegre. A menina e o irmão mais novo foram encaminhados a um local seguro, na casa de outro familiar, em ação conjunta com o Conselho Tutelar de Viamão.

 

Escrito por: Agora no Vale

Compartilhe: