Polícia Civil alerta para golpes em redes sociais

Publicado em: 26 de junho de 2020

A Polícia Civil de Fontoura Xavier emite um alerta aos munícipes para golpes envolvendo o Whatsapp. O golpistas já fizeram algumas vítimas na cidade.

1) O primeiro deles é o golpe dos nudes. Na modalidade, estelionatários usam perfil falso de uma mulher jovem e bonita em rede social para procurar e seduzir homens entre 40 e 50 anos, a maioria casado. A conversa entre o perfil falso e a vítima avança, passa para o Whatsapp até o momento em que começa a troca de imagens íntimas, os chamados nudes. Após alguns dias de conversa, um outro número procura a vítima, diz ser pai da mulher e policial civil, informa que ela é menor de idade e começa a chantagear pedindo dinheiro para não procurar as autoridades e expor as fotos.

2) No segundo golpe, os golpistas monitoram sites de venda como OLX e entram em contato com um vendedor que possa vir a ser um alvo em potencial. Através dos dados do anúncio, conseguem o número do Whatsapp da vítima e ligam dizendo que precisam de um código, mas na verdade a vítima está passando seu código de verificação do whatsapp e assim possibilitam a clonagem do número. Os golpistas então mandam mensagens para os contatos pedindo valores, dizendo que a vítima esta doente e os familiares e amigos acabam depositando na conta dos estelionatários.

3) No terceiro golpe, um perfil que se diz de uma Financeira de Empréstimo entra em contato com a vítima prometendo um empréstimo fácil, sem consulta ao SPC e Serasa, pedindo apenas que a pessoa pague um seguro, que seria um valor menor. A pessoa manda todos os seus dados, como RG, CPF, número da conta, comprovante de residência e ainda deposita o valor. O perfil falso após isso nunca mais responde as mensagens da vítima.

ALERTA: NÃO CONVERSE COM PESSOAS DESCONHECIDAS PELAS REDES SOCIAIS OU WHATSAPP E NÃO DEPOSITE VALORES CASO SEJA SOLICITADO!

OUTRA MANEIRA DE SE PROTEGER É ATIVAR A VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS DO WHATSAPP.

Como fazer:
– No Android
1. Abra o menu do WhatsApp tocando no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela.
2. Em seguida, toque em “Configurações”.
3. Depois, toque em “Conta”.
4. Vá na opção “Verificação em duas etapas” e ative.

– No Iphone:
1. Abra o WhatsApp e toque em “Ajustes” na barra inferior.
2. Vá em “Conta” e clique “Verificação em duas etapas”
3. Toque em “Ativar” e então escolha um PIN.

 

Escrito por: PC

Compartilhe: