Piranhas do tipo Palometas são encontradas no Rio Fão

Publicado em: 24 de fevereiro de 2024

Desde início do ano de 2021 os relatos de aparecimento de Piranhas Palometas (Serrasalmus maculatus), uma espécie de piranha gaúcha, tem aumentado e se alastraram pelo interior do Rio Grande do Sul, no início de 2024 foi a vez de Fontoura Xavier, moradores das áreas costeiras ao rio Fão vem capturando esses peixes invasores nessa região.

Na comunidade da Coxilha Bonita, divisa de Fontoura Xavier com município de Progresso, os relatos vêm aumentando, segundo o senhor José Machado (foto), há relatos de vários pescadores que já capturaram esse animal, “Ali na Barra do Galvão já pegaram, um pessoal de Progresso, já ouvi bastante gente falando, mas essa foi a primeira que pegamos”.

As Piranhas Palometas são animais invasores nessa região, são naturais da bacia do rio Uruguai e que, por conexões entre as bacias se alastraram por várias outras regiões, a chegada dessa espécie pode causar um desequilíbrio ecológico, podendo atacar muitos peixes, que antes não eram alvo de predadores.

Conforme o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Maurício Vieira de Souza, em entrevista ao Jornal O Correio do Povo, esta espécie já era monitorada desde 2021, quando apareceu no rio Jacuí.

Sobre ataque a pessoas, normalmente não acontece. O mais comum é quando são manipuladas. No momento, o monitoramento consiste em uma rede solidária de pessoas e instituições interessadas. Não há uma coordenação unificada para isso”, completou.

Escrito por: O Clic / O Correio do Povo

Compartilhe: