PIB do RS registra queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023, aponta governo

Publicado em: 22 de junho de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com os três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

Segundo o levantamento, a retração na economia do RS foi impactada por quedas na agropecuária (-21,3%) e na indústria (-4,4%). O setor de serviços (+0,3%)apresentou um leve crescimento no período. No país, o Produto Interno Bruto teve alta de 1,9% na comparação com o quarto trimestre de 2022.

A queda no setor industrial foi puxada pela baixa nos números da indústria de transformação (-5,6%), a de maior participação no segmento. Também houve recuo nas atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-1,9%) e construção (-1,7%).

Em relação ao mesmo período de 2022, o PIB do RS teve um crescimento de 1,7%, enquanto o Brasil registrou alta de 4% na mesma base de comparação.

Segundo o economista Martinho Lazzari, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE, a expectativa é de crescimento da agropecuária e recuperação do PIB gaúcho.

”Apesar da estiagem ocorrida em 2023, a safra de soja, principal produto agrícola do estado, será maior que a de 2022, impactando positivamente os números do segundo trimestre”, projeta o especialista.

Escrito por: G1 RS

Compartilhe: