Pente-fino do INSS pode deixar 85 mil beneficiários sem auxílio-doença

Publicado em: 8 de novembro de 2021

Pelo menos 85.191 beneficiários podem perder o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por não terem marcado a perícia médica após pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em agosto, o INSS convocou 170 mil segurados que estão há pelo menos seis meses sem passar por perícia médica.

pentefino do INSS é uma análise realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social cujo objetivo é encontrar e corrigir irregularidade na concessão e manutenção dos benefícios previdenciários e assistenciais. Ele é feito todos os anos e afeta diretamente os seguros por incapacidade e aposentadorias

Desse total, 95.588 foram convocados via publicação no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro para agendarem a perícia médica de reavaliação do benefício por incapacidade por não terem sido encontrados ou não terem marcado o exame – clique aqui para ver a lista de segurados convocados.

INSS tem mais de 12 mil perícias em aberto

No entanto, apenas 10.397 segurados agendaram a perícia médica revisional até o momento – ainda faltam 85.191 segurados.

O prazo para agendar a perícia vai até 11 de novembro. O agendamento pode ser feito pelo site www.meu.inss.gov.br e aplicativo Meu INSS, ou por meio de contato telefônico com a Central de teleatendimento, ligando para o número 135.

No dia da perícia, o segurado deve apresentar toda documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.

No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão realizada, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva do benefício.

Escrito por: G1

Compartilhe: