Passo Fundo chega a 39 casos confirmados de Dengue

Publicado em: 29 de março de 2023

Com 39 casos confirmados de infecção pela doença em 2023 e outros 27 aguardando resultado dos exames, a cidade de Passo Fundo se aproxima da marca de casos contabilizados em todo o ano passado: o total de 41. O dado é mapeado pela secretaria de Saúde do município, atualizado nesta quarta (29). Entre os infectados, a maior concentração está na Vila Luiza.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Marisa Zanatta, já foram observados nos anos anteriores uma maior incidência nesta localidade, portanto, os moradores da Vila Luiza devem ficar em alerta para reforçar as medidas de prevenção da proliferação do local:

— Já trabalhamos com ações específicas no local, mas fica o alerta sério para que os moradores do Bairro tenham cuidados redobrados de prevenção. As medidas são básicas, como limpeza do pátio e evitar água parada.

Os demais bairros da cidade com casos confirmados da dengue são: Petrópolis, Santa Maria, Vera Cruz, Santo Antônio da Pedreira, Leonardo Ilha, Santa Marta, Rodrigues e Boqueirão.

Bloqueio dos Bairros

A cada notificação de caso positivo, o setor de vigilância em Saúde da cidade mapeia a área e aplica a pulverização em raio de 300 metros para matar o mosquito adulto. Esse tipo de ação é constante e tomada de imediato, como explica Marisa:

— A dengue é a única doença que depende só de nós, em termos cuidado. Essa estratégia de bloquear os quarteirões é feita quando sabemos que o mosquito está naquele local, então aplicamos o inseticida. Outro fator que influencia é a temperatura, por isso os meses de março e abril registram mais casos nessa época do ano.

Testagem

A infecção é detectada por meio de exame de sangue, realizado no sétimo dia de sintomas. Entre eles, o paciente pode sentir febre alta, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, manchas na pele, mal-estar, vômito e diarreia.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: