Participação feminina: Pedidos de candidaturas de mulheres fontourenses aumenta nas eleições 2020

Publicado em: 19 de outubro de 2020

Os pedidos de registro de candidaturas em Fontoura Xavier para as eleições municipais de novembro, apresentaram um aumento da participação das mulheres. Dos 52 candidatos à vereança, 20 são mulheres, totalizando 35,7%. Nas eleições de 2016, 10 mulheres concorreram ao pleito, destas, duas foram eleitas.

Fontoura Xavier hoje conta com 8.215 eleitores. Nas eleições de 2016, oito mulheres foram eleitas para os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadoras na região de abrangência da 54ª Zona Eleitoral, que compõe os municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, São José do Herval e Soledade. Já os homens assumiram 62 cargos.

O período de campanha está evidenciando uma breve perspectiva das mudanças que o novo pleito eleitoral provocará na Câmara de Vereadores do município. A expectativa é que ocorra uma renovação no parlamento municipal, uma vez que alguns dos atuais vereadores não irão à reeleição nesse ano. Ao que tudo indica, apenas três atuais parlamentares deverão colocar-se à disposição, para o cargo proporcional, no pleito eleitoral de 2020, o que significa que no mínimo seis novos nomes irão compor o legislativo municipal no próximo ano.

A Justiça Eleitoral entende que a participação da mulher na política fortalece a democracia e desenvolve uma sociedade mais plural e igualitária. Mais informações podem ser encontradas na página #ParticipaMulher do Portal da Justiça eleitoral.

Confira os nomes das candidatas fontourenses:

PDT:

Clarice Meazza Cabral

Marlene Cabral Noronha

Nair Hilário da Silva

PL

Adriana da Rosa

Marisandra Pedroso Rampanelli

Natalina Pinheiro Fermino

Rejane Vieira Dias

PP

Maria Carmen Pinheiro Rampanelli

Zenair de Fátima de Lima Rodrigues

Terezinha Basei de Castro

PSB

Jovenilda de Souza Cigolini

PSD

Ana Claudia dos Santos de Oliveira

Janete Cardoso Lima

Nedi Miranda dos Santos

PSL

Ana Lucia Carvalho

PT

Carolina Prestes dos Santos

Ivete Silva dos Santos

Josiane Borges

Sandra Mara Garcias

Trindade de Fátima Silva de Souza

A história

As mulheres lutaram pelo direito de votar por muito tempo. Embora esse direito fosse legítimo, elas tiveram de persistir e contar com o apoio de diversos setores da sociedade, como intelectuais, cléricos e políticos, para conseguirem escolher seus representantes.

Em 1879, as brasileiras conseguiram o direito de cursar faculdade no Brasil. Em 1910, o Partido Republicano Feminino, que lutava pelo direito ao voto e à emancipação feminina, é formado.

Já em 1932, as mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil. Em 1997, é aprovada a lei que garante que os partidos reservem, no mínimo, 30% de mulheres filiadas para concorrer às eleições. A lei que garante reservas aos partidos de, no mínimo, 30% de mulheres filiadas para concorrer às eleições é aprovada.

Aperfeiçoamento

Com o intuito de fomentar as potencialidades políticas das mulheres no âmbito eleitoral, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com o apoio da Justiça Eleitoral, está promovendo a “Maratona Mais Mulheres na Política”, que compõe uma das ações do projeto “Mais Mulheres na Política”.

São três cursos on-line e gratuitos, com carga horária de 20 horas cada, que auxiliarão as candidatas para o pleito de 2020, bem como demais mulheres que se interessarem pelo tema. A ementa do curso versa sobre planejamento de campanhas eleitorais, marketing, prestação de contas, arrecadação e dicas para melhorar a oratória, entre outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento político.

A maratona está sendo realizada por intermédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Para ter acesso ao site clique aqui.

Oficinas digitais

Com a finalidade de tirar as dúvidas e fortalecer a atuação das candidatas e equipe, estão sendo realizadas lives denominadas de “Oficinas Digitais”, todas as quintas-feiras às 19h, nas seguintes redes sociais do Ministério:

Facebook:https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/ UCPX1o9TwU4QoTWbDe7Moucg

 

 

Escrito por: Edinara Vedi/ Clic News

Compartilhe: