Panela de pressão explode em Passo Fundo e deixa queimadura de primeiro grau; saiba como evitar acidentes

Publicado em: 29 de junho de 2023

Com a chegada do inverno, o preparo de receitas que utilizam panela de pressão se torna mais frequente nas residências gaúchas. Item que, se utilizado de forma errada pode ocasionar acidentes, como rompimento da panela e até explosão do conteúdo. Nesta semana, um morador de Passo Fundoteve queimadura de primeiro grau ao utilizar o produto. Abaixo, GZH Passo Fundo explica quais as orientações para evitar acidentes.

No último domingo (25), o advogado Rodrigo Pacheco, sofreu uma explosão do utensílio doméstico em Passo Fundo. Ao terminar de cozinhar pinhão, a panela explodiu sobre o homem, desprendendo o cabo e a tampa. O vapor quente atingiu o rosto e olho direito do advogado, que precisou ficar 12 horas em observação médica, com queimadura de primeiro grau:

— Era a segunda vez que utilizava um modelo de panela novo, daquelas de girar, que promete ser mais segura. Depois do cozimento, desliguei e esperei sair o vapor, mas quando forcei para abrir um pouco ela explodiu no meu rosto. A gente acha que isso não acontece, que é por descuido da pessoa ou má qualidade do produto, mas a minha era nova e eu sabia como utilizar.

O relato de Rodrigo alerta para acidentes que podem acontecer se houver manuseio incorreto do produto. Conforme orientação do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, o primeiro cuidado deve ocorrer no momento da compra, certificando-se que o produto é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O selo garante que o produto passou por testes e foi atestada a segurança para uso.

Durante a utilização

Outros três itens devem ser observados durante o manuseio da panela: a válvula de pressão, a válvula de segurança e a borracha de vedação. Conforme a capitã Anna Maria Fernandes Krauser, comandante da 1ª Companhia do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Passo Fundo, o que mais provoca acidentes é a obstrução das válvulas, o que pode ser evitado com limpeza correta:

— Conforme as pessoas vão utilizando, fica resíduo de alimento no lugar, principalmente se ele for mais gorduroso, o que obstrui a saída de ar da válvula de pressão. Caso ela não consiga fazer a vasão, ela aciona os outros dispositivos, como a válvula de segurança. O problema acontece quando as duas estão obstruídas.

Outra detalhe importante é a quantidade de água ou alimento colocado dentro da penela de pressão. É preciso respeitar o limite de quantidade, uma média de 65% da capacidade do produto.

— Caso extrapole esse limite de 65%, você se coloca numa posição de risco. Pode ser que haja uma proximidade do conteúdo com as válvulas, ou que alimentos expandam com calor, então não há mais segurança — informa a capitã.

Outra dica durante o uso da panela é manter o cabo voltado para dentro do fogão, evitando acidente e contato com a temperatura elevada.

Na abertura da panela

O recomendado pelo Corpo de Bombeiros é que, no momento da abertura, não se deve forçar o produto. Também é preciso ter garantia de que não há mais pressão dentro da panela.

Outra orientação é não colocar água fria por fora panela, uma vez que o choque térmico pode provocar rompimento do metal da panela, pela diferença de temperatura.

Borracha

Ao fazer a higiene da borracha, é preciso tomar alguns cuidados, garantido que ela fique sempre em sua forma adequada, sem torcer. Isso garante que quando for utilizada novamente, não fique com pontos de torção ou desgaste.

Válvula de pressão

Outra orientação é prestar atenção na válvula de pressão, que produz chiado. É importante acompanhar de perto o produto durante sua utilização, pois pode ocorrer uma obstrução durante o uso, gerando acidentes.

Em caso de acidentes

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de acidentes, basta discar 193.

Escrito por: GZH Passo Fundo

Compartilhe: