Ocupação das UTIs é a menor em mais de um mês

Fonte (Foto: Arquivo A Hora)

Publicado em: 13 de abril de 2021

A chegada de novos pacientes com covid-19 registra mais uma semana de queda. Para o comitê de crise, tem-se um indicativo de que a taxa de contágio na região mantém uma constante redução.

Mesmo assim, o Vale do Taquari continua com uma das maiores ocupações em leitos de UTI. Conforme tabulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na tarde de ontem havia 63 pacientes em uma dessas unidades intensivas.

Deste total, 40 com confirmação da presença do novo coronavírus e mais dois com suspeita da doença. Há outras 21 pessoas internadas por outras enfermidades. Do total de vagas disponíveis, a ocupação por covid-19 é de 60,8%. Já a geral, é de 91,3%.

É um dos menores percentuais desde o fim de fevereiro. Os indicadores vistos no Vale do Taquari se assemelham ao que está sendo vivenciado em todo o RS.

No estado, a ocupação em enfermarias teve ontem o menor número de pacientes desde o dia 26 de fevereiro. Pelos dados da SES, eram 2.806 pessoas com a doença nos leitos clínicos.

Trata-se de uma redução de 48% na comparação com o pico, no dia 12 de março, quando havia quase 5,5 mil pacientes em unidades de média e baixa complexidade. No Vale do Taquari, há um movimento semelhante.

No dia 3 de março, a região teve o maior percentual de uso dos leitos clínicos, com 126,6% de ocupação. Eram mais de 1,4 mil pessoas internadas. Ontem, houve o menor índice, com 23,7% (274 pacientes).

Apesar das reduções nos dois indicadores, o nível de risco ainda é considerado elevado pelo comitê de risco. Na análise do grupo, há uma demonstração de que as medidas de restrição trouxeram efeitos, mas a infraestrutura hospitalar continua sendo muito exigida.

Escrito por: A Hora

Compartilhe: