“O presente do dia dos pais para mim é ele”

Publicado em: 7 de agosto de 2020

Andrey, Volmei e Ilce são protagonistas de uma linda história de superação e inspiração, e nesse Dia dos Pais vale ressaltar a figura de um homem que com todas as virtudes de um bom Pai, faz de si um super herói todos os dias.

Volmei Lodi é pai do menino Andrey, de 13 anos e é exemplo de cuidado, afeto e bravura. O filho, o pai e a mãe, Ilce, moram na comunidade do Campo Novo, em Fontoura Xavier e vivem da produção de leite e fumo. Enquanto o pai se dedica aos serviços na lavoura a mãe cuida do filho, que depende totalmente dos seus cuidados.

Andrey nasceu prematuro aos sete meses de gestação, devido a complicações causadas pela circular do cordão e acabou ficando por 48 dias entubado na UTI do Hospital da Cidade em Passo Fundo. Aos dois meses de vida Andrey foi diagnosticado com anóxia cerebral, que é a falta de oxigenação no cérebro. O diagnóstico da doença resultou em inúmeras sequelas, por isso o Andrey não tem os movimentos do corpo, não fala e se alimenta somente por sonda. Os pais relatam que os cuidados com o filho são constantes, mas que já não sabem viver sem ele.

Andrey passou por muitas provações durante os primeiros anos de vida. Aos 4 anos de idade enfrentou duas cirurgias. Os pais consideram o Andrey um milagre, “Por muitas vezes vimos ele entre a vida e a morte. Ele é um guerreiro”, disse Ilce.

Volmei relembrou os anos em que precisaram voltar todas as suas forças para o tratamento do filho. Foram cerca de seis anos alternando entre a casa e o hospital. Enquanto Ilce cuidava do filho que estava internado, Volmei trabalhava durante o dia, para garantir o sustento da família, e a noite ia até Passo Fundo para ficar com o filho. Dormia e retornava pela manhã para mais um dia de trabalho. Nesse período, o filho mais velho do casal, Anderson que hoje tem 27 anos, teve que assumir inúmeras responsabilidades, já que a mãe ficava muito tempo longe de casa e o pai precisava de ajuda. Os pais relatam que Anderson foi um filho exemplar e que foi fundamental durante o período de dificuldade. “Os nossos filhos significam tudo, aprendemos muito com eles”, ressaltou Volmei.

O pai de Andrey relata que a família sofreu muito durante o tratamento, porque os médicos não tinham esperança de que ele fosse sobreviver, mas a família nunca desistiu e sempre pediu que Deus fizesse pelo melhor. Hoje fazem cerca de seis anos que o Andrey não teve mais internações graves e leva uma vida saudável, da maneira como pode. “Nós somos gratos por ter ele em nossas vidas, Deus escolheu as pessoas certas. Ele vive com a graça de Deus e do nosso amor”, disse Volmei.

Segundo a família, o Andrey adora passear, receber os amigos, ver os animais e assistir desenhos na televisão. O pai Volmei é um grande amigo do filho e dedica suas horas vagas pra dar atenção a ele.

Sobre a paternidade do Andrey, Volmei relata que “Ser pai de uma criança especial é ser um super pai, é ser o herói dele todos os dias, porque tudo que ele precisa é nós que fazemos por ele. O presente do dia dos pais para mim é ele”.

Ilce, relata que os cuidados são intensos e agradece pelo pai admirável que o Volmei é para o Andrey. “Durante o período nos hospitais eu vi muitos casos em que os pais abandonaram as esposas e os filhos. Eu vivia para cuidar do Andrey, mas ele nunca desistiu de nós, eu agradeço por ele estar sempre do meu lado. Ele era meu porto seguro, quando eu não tinha mais forças ele me dava ânimo. Ele nunca reclamou da nossa rotina, tudo isso só nos uniu mais ainda. Ele é um pai e um marido incrível”.

Mesmo diante das inúmeras dificuldades que Volmei enfrentou quando se tornou pai pela segunda vez, jamais questionou aquilo que lhe foi concebido. Volmei sempre fez e faz o melhor pelos seus filhos, especialmente pelo Andrey, que por ter necessidades especiais depende do cuidado e do amor da sua família. Por muitas vezes, para ser um bom pai, Volmei precisa enfrentar o cansaço e a incerteza, mas nada o impede de fazer o impossível pela felicidade dos seus filhos.

 

 

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: