O frio voltou, mas até quando?

Publicado em: 30 de junho de 2023

O Rio Grande do Sul voltou a ter um amanhecer com cara de inverno hoje com geada em algumas cidades e mínimas de até 0 °C, o que é o comum para esta época do ano e não o calor acima de 30 °C por quatro dias consecutivos do início desta semana.

De acordo com dados de estações meteorológicas, as menores mínimas no interior foram de 0,1 °C em Herval e Pinheiro Machado, 2,1 °C em Quaraí, 3,1 °C em Gramado e São Francisco de Paula, 3,7 °C em Bagé, 3,8 °C em Cambará do Sul, 4,0 °C em São José dos Ausentes, Camela e Dom Pedrito, 4,4 °C em Alegrete, Ilópolis, 4,4 °C em Canguçu, Espumoso, São Sepé e Caçapava do Sul, 4,8 °C em Jaguarão, e 4,9 °C no Chuí e Livramento.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram no começo desta quinta 5,0 °C em Gravataí, 5,2 °C em Viamão, 5,4 °C em Nova Santa Rita, 5,5 °C em Novo Hamburgo, 6,4 °C em Canoas, 7,1 °C em Campo Bom e 8,5 °C em São Leopoldo. Em Porto Alegre, as mínimas hoje foram de 5,0ºC no Lami (extremo Sul), 6,6 °C em Belém Novo (extremo Sul), 8,2 °C no Jardim Botânico (zona Leste) e igual 8,2 °C no Aeroporto Salgado Filho (zona Norte).

As pessoas agora perguntam: o frio veio para ficar?

A resposta é um rotundo não. Se mesmo em invernos de La Niña, em tese mais frios, o frio apenas excepcionalmente é constante, com El Niño que não será prolongado. Haverá muitos dias amenos e quentes durante este inverno intercalados com alguns períodos frios, a maioria de curta duração. Já a partir desta sexta a temperatura começa a entrar em gradual elevação, mas ainda faz frio à noite nos próximos dias, apenas menos intenso. Aquece mais à tarde entre segunda e quinta da próxima semana, mas se antecipa que não se espera a repetição do calorão de dias atrás, quando o estado chegou a ter 32,1 °C.

Não há nenhum indicativo de ingresso de uma massa de ar frio de maior intensidade nos próximos dez dias. A primeira semana de julho, aliás, deve ser marcada por temperatura acima da média. Recordamos que para este inverno a previsão da MetSul é de menos dias frios e gradual aumento da chuva na estação.

 

Escrito por: MetSul - Metereologia

Compartilhe: