Novo projeto na Secretaria de Saúde visa agilidade no agendamento de exames

Publicado em: 23 de agosto de 2021

Pensando em formas de facilitar o atendimento nas Unidades de Saúde do interior de Fontoura Xavier, a Secretaria de Saúde do município implantou uma nova forma para agendamentos de exames.

Buscando potencializar cada vez mais os postos de saúde do interior do município de Fontoura Xavier, a administração municipal, através da Secretaria de saúde potencializou todos os postos com a marcação de exames laboratoriais e raio-x.

O Secretário Eduardo de Souza explica como está funcionando a nova forma de agendamento. “Ao receber a requisição para a realização de exames laboratoriais, a equipe da ESFs do interior é a responsável pelo agendamento do exame”, explica.

Eduardo ressalta a dificuldade dos pacientes anteriormente no agendamento dos exames. “Encontramos uma Secretaria de Saúde centralizada no Posto Central. Os munícipes do interior consultavam na ESFs mais próxima de sua casa e necessitavam deslocar-se até a Unidade Central para receber um carimbo para a autorização do exame, após era necessário ir até o laboratório e agendar o exame para retornar em outra data para fazê-lo, visando facilitar a vida dos pacientes, modificamos essa forma de agendamento”, pontua.

Além de exames laboratoriais, também são agendados diretamente nos postos de saúde exames de raio-x solicitados pelo médico responsável. Para cada unidade há uma cota, entretanto caso haja urgência, o caso é devidamente avaliado e o exame poderá ser disponibilizado. “A equipe de cada unidade é a responsável pelo agendamento desses exames e por avisar o paciente sobre a data e horário”, ressalta o Secretário.

O projeto já está em ação há cerca de 20 dias no município. “Para implementar o projeto no município, dialogamos com laboratórios e com o Hospital. Analisamos rigorosamente todas as opções e ações que podem ser desenvolvidas, buscando a evolução constante. Esse projeto só é possível devido a equipe de profissionais disponibilizados nas ESF’s”, explica Eduardo.

Sendo assim, os exames iniciais da atenção básica, ou seja, exames de sangue e raio-x, estão sendo autorizados pelos postos de saúde, bem como a marcação desses exames. “Um grande avanço muito significativo. Essa ação agiliza e facilita a vida dos munícipes. O objetivo é potencializar nossos postos com ações uniformes que visem a melhoria da saúde no município de Fontoura Xavier”, finaliza o Secretário

 

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: