Novo Decreto Municipal determina o fechamento do comércio em Fontoura Xavier

Publicado em: 14 de julho de 2020

Na manhã de terça-feira (14) o Prefeito Municipal de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa, em cumprimento às determinações estaduais, sancionou um novo decreto de n° 3135/2020 que determina o fechamento do comércio local e restringe a abertura somente aos serviços considerados essenciais.

Poderão abrir para atendimento ao público, mercados, fruteiras, padarias, farmácias, postos de combustíveis, restaurantes e tendas localizados na BR 386. Os mercados com área de até 150m² poderão comportar no máximo cinco pessoas, acima de 150m², oito pessoas. Nas farmácias serão permitida a entrada de três clientes por vez.

O Decreto estabelece medidas de proteção aos estabelecimentos que se mantiverem abertos, tais como uso obrigatório de máscara, higienização do ambiente, diminuição da capacidade de funcionários e controle de circulação de pessoas.

As agropecuárias e clínicas veterinárias poderão prestar serviço em regime de Emergência, com portas fechadas. Os bancos funcionarão com expediente interno.

De acordo com o Artigo 6° do decreto fica vedada a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos não previstos no documento, tais como, Igrejas, restaurantes, bares, salões de beleza, academias, indústrias e lojas, inclusive de materiais de construção. A construção civil, no entanto, poderá operar com 25% dos trabalhadores.

O novo decreto também proíbe a realização de festas e qualquer tipo de evento com aglomeração de pessoas e institui toque de recolher das 20 horas da noite às 6 horas da manhã em todo território municipal, além de limitar o tempo de velório para 3 horas. O Decreto n° 3135/2020 é válido por tempo indeterminado.

O Município de Fontoura Xavier, que pertence à região de Passo Fundo, está com medidas adotadas pela bandeira vermelha e totaliza 36 casos de covid-19. O número de infectados subiu significativamente nos últimos 15 dias e o número alto de contágio preocupa os órgãos de saúde do município e toda população.

 

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: