Novas visitadoras do PIM de São José do Herval recebem capacitação inicial

Publicado em: 05 de Março de 2018

No período compreendido entre 21 de fevereiro e 02 de março de 2018, as novas visitadoras do PIM participaram de um programa capacitação inicial desenvolvido pela equipe do GTM de São José do Herval, com a contribuição da visitadora Silvana.

Na oportunidade, foram abordados diferentes assuntos relacionados à metodologia e gestão do PIM, às estratégias de ação dos profissionais que atuam no programa e demais assuntos voltados ao desenvolvimento humano e infantil, dentre eles, família, comunidade e primeira infância, a importância do brincar, ludicidade e desenvolvimento. Também foi realizado o acompanhamento a visitas domiciliares, onde as futuras visitadoras puderam observar de forma concreta a metodologia de ação de um profissional da área.

O PIM é uma política pública pioneira no Brasil, caracterizando-se como uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias, sendo voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. De acordo com a integrante do GTM municipal e representante da Secretaria da Educação Mara Lúcia Chiesa, as ações desenvolvidas pelo PIM proporcionam benefícios em curto, médio e longo prazo com a promoção de vínculos familiares e sociais saudáveis, menores índices de evasão escolar e repetência, permanência por mais tempo na escola, planejamento familiar, menor ocorrência de castigo físico para disciplinar e principalmente, menor ocorrência de abuso e negligência na primeira infância.

São José do Herval realizou a adesão ao PIM em 2005 e, desde então, muitas alterações foram realizadas na proposta, visando qualificar atendimento realizado, que hoje é reconhecido pela comunidade pela qualidade e seriedade com que é desenvolvido. Participaram da qualificação as futuras visitadoras Cassiana Grando, Schaine Longo e Daiane S. Artus, aprovadas no último concurso público e que iniciam o exercício profissional em março de 2018.

Escrito por:

Compartilhe: