“Nosso trabalho é servir”, diz Frei Paulo Zanatta da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Publicado em: 3 de maio de 2021

Neste domingo (09), o município de São José do Herval completa 33 anos de emancipação política.

O resgate histórico do município vem sendo realizado durante toda a semana. Ao contar a história de São José do Herval, vale recordar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Paroquia Nossa Senhora do Rosário – 72 anos

São José do Herval era uma pequena na localidade do décimo distrito de Soledade. Foi fundada por famílias, a maioria vindas de Putinga. Este local era conhecido como rincão de Nossa Senhora e justamente por isso Dom Antônio Reis, Bispo de Santa Maria, quis que a padroeira fosse Nossa Senhora do Rosário. A comunidade era atendida pelos padres dos municípios de Maurício Cardoso e Soledade.

As viagens a cavalo eram cansativas e bastante demoradas, por vezes os padres  ficavam o mês todo nas localidades. As missas, batizados, primeira comunhão, casamentos e outras celebrações realizadas por eles eram grandes acontecimentos.

A primeira capela, feita de madeira, bastante modesta de tamanho 10 x 8 metros. Essa capela abrangia São José do Herval, Fontoura Xavier e parte de Pouso Novo. Em 1936, O Bispo Dom Antônio Reis, que esteve na comunidade pela ocasião das crismas, prometeu uma nova paróquia.

Missas

As missas de domingo na antiga capela eram sempre lotadas de fiéis que vinham a cavalo e a pé, mesmo que tivessem que levantar cedi e percorrer muitos quilômetros. Era um modo de manter sua fé forte e enraizada.

As missas também eram oportunidades de usar a melhor roupa, muitas vezes guardada apenas para essa ocasião. A celebração era realizada em dois horários pela manhã, as 7 e as 10 horas, para que todos pudessem participar.

Catequese

Nesse tempo, as aulas de catequese eram ministradas pelos próprios pais em casa. Eles ensinavam todas as orações e também liam algumas leituras da bíblia.

O aluno depois passava por um teste de perguntas com o padre e se soubesse todas as respostas, estava pronto para receber a Primeira Comunhão.

Construção da Igreja

Em 1937 foi comprado um terreno de 9 alqueires de terra para a construção da nova igreja, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. A pedido do Frei Clemente, de Nova Bassano, que atendia o município de Soledade, obteve a licença e a autorização concedidas no dia 17 de março do mesmo ano.

A construção foi iniciada em 1944, e envolveu grande parte dos moradores, que não mediram esforços para a realização desse grande projeto.

Em 19 de agosto de 1947, foi lavrado o decreto da fundação da nova paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

Sem ajuda da tecnologia que existe hoje, tudo era difícil e demorado, mas a força de vontade de erguer o santuário era maior que qualquer dificuldade. A fé era mais importante.

A pedras da fundação foram esculpidas com ponteiro, uma por uma e carregadas por uma longa distância até o local da construção, em carroças ou “zorras” puxadas por cavalos, bois e até mulas.

Para a fabricação dos tijolos utilizados na edificação, foi construída uma olaria bem simples coberta de capim com uma massadeira comprada pela própria igreja. Demorou quatro anos para produção de todos os tijolos que também eram carregados por carroças até o local da construção.

As crianças também ajudavam. Antes das aulas catequese, cada uma recebia um balde e um martelo e tinham uma importante tarefa para cumprir. Elas quebravam pedras para fazer brita, pois não tinha o material disponível para ser comprado naquela época. As madeiras utilizadas eram do próprio terreno comprado pela igreja. A areia foi coletada nas margens do Rio Fão.

O primeiro badalar do sino

O sino da Igreja Nossa Senhora do Rosário foi adquirido em maio de 1948, comprado na Fundição Belini em Garibaldi. Foi fabricado em bronze e pesava em torno de 250 quilos. A benção do sino ocorreu no dia 15 de agosto do mesmo ano. Ele foi trocado de lugar pelo menos três vezes até ser definido no local adequado. Era construída uma rampa de madeira para levantar o sino, que era puxado por cordas e empurrado até chegar no seu lugar.

Salão Paroquial

A velha capela foi desmanchada em 7 de fevereiro de 1950. As tábuas e todo o material, inclusive os pregos que eram desamassados, foram reaproveitadas na construção do salão paroquial ao lado da nova igreja. Local onde foram realizadas muitas celebrações além de também ser usado como escola por alguns anos.

Praça da Matriz

Inaugurada oficialmente no dia 1° de maio de 1992.  Foi uma obra da 1° administração municipal. A igreja doou o espaço para a prefeitura com o compromisso de fazer a praça.

Cronologia dos Freis

Nome do Pároco Cidade de Origem Data da posse
Frei Alfredo Salton Bento Gonçalves 08 de fevereiro de 1948
Frei Teodósio Vista Alegre 18 de março de 1956
Frei Francisco José Polentês Nova Roma 15 de janeiro de 1973
Frei Ivo Rosseti Caxias do Sul 05 de fevereiro de 1978
Frei Donato João Pegoraro Nova Pádua 04 de fevereiro 1989
Frei Reynaldo Pasinatto Ipê 01 de fevereiro de 1997
Frei Clair Zampieron Nova Bassano 28 de janeiro de 2001
Frei Cleto Armiliato Campestre da Serra 01 de janeiro de 2006
Frei Antério Parisi Veranópolis 24 de janeiro de 2010
Frei Paulo Fioravante Zanatta Carlos Barbosa 18 de janeiro de 2013

Primeira Missa

Realizada em 8 de dezembro de 1950 pelo Frei Alfredo. A construção estava inacabada.

 

Frei Paulo, há 7 anos frente a  Paróquia de São José do Herval

Difícil falar da Paróquia Nossa Senhora do Rosário sem lembrar do Frei Paulo Fioravante Zanatta. Conhecido por muitos como o padre fotógrafo, Frei Paulo está em São José do Herval desde janeiro de 2013. Personalidade querida pela comunidade hervalense, ele é um defensor do eco turismo e acredita que o município tem muito potencial nesse setor.

“Entendo que o desenvolvimento de rotas turísticas envolvendo os moradores das nossas comunidades seria uma alternativa de mantermos as famílias no meio rural e oportunizar aos mesmo qualidade de vida através da venda de produtos cultivados por eles. Além de tornarmos o nosso município conhecido. Quem mora na cidade grande está procurando refúgio no interior e nós temos potencial para oferecer além de lindas paisagens, aquilo que aqui produzimos”, explica.

Sobre a importância da igreja na vida da comunidade, o pároco destaca que o quanto fundamental é ter uma vida religiosa. “Nosso trabalho é servir, ajudar as pessoas a se encontrarem e encontrarem a Deus. Acredito que em todas as áreas da nossa vida, precisamos sempre recomeçar, ver um novo horizonte, ver além do presente. São Francisco de Assis dizia que a vida é um eterno recomeço e a igreja tem papel importante nesse processo”, acrescentou.

Informações extraídas da revista “Paroquia Nossa Senhora do Rosário”, publicada em agosto de 2019

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: