Nível de água da barragem em Fontoura Xavier continua preocupante

Publicado em: 18 de janeiro de 2021

Devido ao extenso período de estiagem em Fontoura Xavier, que ocorre a meses, a falta de água volta a ser um problema que atinge todo o município.

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) faz um apelo a todo a comunidade, para que principalmente nesse momento de estiagem o consumo seja consciente. Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, principalmente em limpeza de carros e residências.
Solicita-se também a comunidade, que quando possível fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas, pois são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Alexandre Gralha, responsável pela CORSAN do município, destaca que há projetos para a ampliação do sistema de abastecimento que irá beneficiar toda a comunidade. “Há plantas para a expansão no sistema de tratamento e para o aumento da capacidade de produção de água, acredita-se que, quando as obras estiverem prontas o problema de abastecimento será solucionado”, destaca Gralha.
De acordo com Alexandre, a barragem da CORSAN até a última semana, encontrava-se em situação preocupante, uma vez que, o nível da barragem cheia é 2,86 metros e  estava com 0,90 centímetros. Para a mesma voltar com seus abastecimentos normais seria necessária aproximadamente uma semana com chuva calma, ou 200mm, para reativar as vertentes que a abastecem. “Com a chuva do sábado e domingo, o nível subiu 40 centímetros. Se todos os dias desse uma chuva como a de sábado, seríamos abastecidos por completo, voltando ao normal. Acreditamos que ainda será recuperada um pouco mais, mas não como o desejado”, disse. Atualmente a barragem está com 1m e 19 centímetros de água”, disse.

A CORSAN de Fontoura Xavier calcula que da forma como está o consumo da população e com a estiagem a barragem tem suporte para menos de 20 dias, com pancadas frequentes. Caso as pancadas de chuvas cessarem, a barragem encerra sua distribuição em menos de 15 dias.
De acordo com Gralha, no momento não está sendo realizado racionamento de água. As faltas que ocorrem são devido ao alto consumo e vazamentos não visível e fechamentos para consertos de rede.

Escrito por: Gabriéli Quevedo Moreira

Compartilhe: