Mostras Pedagógicas do Programa A União Faz a Vida iniciam na região

Publicado em: 1 de outubro de 2019

A Sicredi Botucaraí RS deu início às suas Mostras Pedagógicas do ano 2019 nas escolas que integram o programa A União Faz a Vida na região, dentro da metodologia proposta pelo programa, apresentando os trabalhos que os alunos e professores desenvolveram ao longo do ano. Na tarde de 27 de setembro a EMEF Joaquim Floriano, de Soledade (comunidade Espraiado), realizou a primeira das 35 mostras que serão apresentadas ao longo dos próximos meses, pelas 43 escolas integrantes do programa.

Nesta primeira mostra foram apresentados oito projetos, envolvendo 87 alunos que estiveram comprometidos desde março até fim de setembro com palestras, passeios e expedição investigativa. Os trabalhos contaram com a colaboração dos pais e comunidade escolar, quando um dos projetos (Hortas Alternativas), por exemplo, foi desenvolvido nas propriedades dos pais de alguns alunos.

Com a participação de todos os alunos, professores e funcionários dos educandários as Mostras Pedagógicas apresentaram diversos trabalhos, onde os alunos receberam a visita da comunidade escolar, que prestigia e dá atenção às explicações sobre cada um dos assuntos pesquisados, como produções agrícolas, influência do homem na natureza, alimentação, entre outros. A realização destas atividades é o momento de culminância dos projetos realizados após pesquisa do assunto escolhido pela turma. O tema é apresentado pelos alunos, mostrando o que aprenderam com a experiência vivida e estudada dentro currículo escolar, quando, nessa metodologia, o aluno é protagonista de seu aprendizado.

Conforme depoimentos de professores os projetos praticados pelo Programa A União Faz a Vida influenciam positivamente na forma como o ensino é realizado, com exemplos de alunos que tinham dificuldade de desempenho e através dessa metodologia mudaram o comportamento dentro de sala de aula, contribuindo para a evolução pessoal da criança e maior disciplina na turma.

Escrito por: ASCOM SICREDI

Compartilhe: