Mesmo em bandeira preta, Fontoura Xavier adota bandeira vermelha

Publicado em: 22 de fevereiro de 2021

Em reunião, com o vice-prefeito juntamente com os secretários de Fontoura Xavier, após o anúncio do Governador do Estado, Eduardo Leite pelo indeferimento dos recursos e permanência da bandeira preta na região de Passo Fundo, ficou definido que a cogestão do município em bandeira vermelha permanece.

De acordo com o mapa preliminar da 42ª rodada, Passo Fundo, a qual o município de Fontoura Xavier pertence, permanecerá em bandeira preta; porém, Fontoura Xavier pode adotar protocolos de bandeira vermelha, porque cumpre os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. A data da contabilização do novo mapa é até o dia 11 de Fevereiro. Atualmente o município tem 31 casos ativos, destes, dois hospitalizados desde o dia 19/02 e 86 estão sendo monitorados.

O município deverá seguir e fiscalizar a suspensão geral de atividades, incluindo estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados, entre 20h e 5h, todos os dias, até o dia 2 de março.

Continua com restrição do horário de funcionamento dos estabelecimentos como “lojas, restaurantes, bares, pubs, centros comerciais, cinemas, teatros, auditórios, casas de shows, circos, casas de espetáculos e similares, dentre outros, que realizem atendimento ao público, com ou sem grande afluxo de pessoas”, até o dia 1º de março de 2021, que a partir de amanhã, dia 23, passa a ser das 20h às 5h, e não mais das 22h às 5h, como definido no Decreto Estadual n.º 55.764/2021 (este Decreto indicava a duração dessa restrição de horário até às 5h do dia 2 de março de 2021). Os estabelecimentos arrolados nos incisos do § 2º do art. 1º do Decreto Estadual n.º 55.764/2021 continuam não se sujeitando as restrições de horário.

De acordo com a secretária da Saúde, Clairê Chitolina Parnoff, a medida foi tomada para não restringir de uma forma rígida as atividades comerciais e não prejudicar o comércio local. “Sabemos da gravidade deste momento, principalmente por outras regiões estarem em bandeira preta”, disse.

Na manhã de terça-feira, já está agendada uma reunião para o detalhamento das atividades e publicação do decreto.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: