Mesmo com a falta de chuva produtores de uva de Fontoura xavier esperam por boa safra.

Publicado em: 30 de janeiro de 2023

O período final do mês de janeiro marca o início da safra da uva em nossa região. Apesar do clima seco e da baixa precipitação pluviométrica, os produtores da região tem demonstrado satisfação esperando uma boa safra neste ano.

Para o produtor Igor Morais Klein, que atualmente produz uvas das variedades conhecidas como “de mesa”, na comunidade da Canga Quebrada. A safra estimada para esse ano é de cerca de 15 toneladas. Embora de seu parreiral conte com irrigação mecânica, a chuva em pouca quantidade afetou o desenvolvimento do fruto, mas, por outro lado, o sol e o calor contribuíram para deixar a fruta mais adocicada. Assim, a uva deste ano, apesar de estar com alguns grãos menores, está muito saborosa.

A familia Klein aposta em proporcionar aos visitantes opção de que eles mesmos possam colher seus frutos, contando também com espaço para fotografias ou espaço “instagramável”, se tornando assim, uma opção de passeio turístico acompanhada de muito sabor.

Em São José do Herval a situação não é muito diferente. Na propriedade do senhor Clóvis Arend, apesar da instabilidade do tempo durante os meses da primavera, com o vento excessivamente frio tendo prejudicado o período de preparação para safra deste ano, a estimativa para essa colheita é de mais de 11 toneladas de uva. O fruto mais adocicado contribui para a produção de vinhos de melhor qualidade, aumentando a expectativa para esse ano de bons vinhos e destilados.

O senhor Clóvis Arend é quem recebe os clientes, fornecendo a tesoura para que eles mesmos colham os cachos desejados, assim o cliente pode degustar da uva totalmente fresquinha e colhida na hora. Sempre disposto a compartilhar seu conhecimento sobre a produção de uva e vinho, Clóvis demonstra entusiasmo ao falar sobre a satisfação em trabalhar com esses frutos.

 

 

 

Escrito por: Armando Graff

Compartilhe: