Mês das Mulheres – Delegacia de Policia Civil de Fontoura Xavier, um exemplo do poder feminino.

Publicado em: 7 de março de 2022

O mês de março é dedicado às mulheres, e como um exemplo de força, coragem, determinação e poder feminino, o Portal Clic News dialogou com a equipe da Delegacia de Policia Civil, que além de atuar no Município de Fontoura Xavier, também é responsável pelos atendimentos de São José do Herval, e possui uma equipe formada unicamente por mulheres.

Algumas mulheres que gostam da carreira policial, têm vontade de fazer parte dela e têm vocação para tanto, mas às vezes deixam de seguir esse sonho por receio, por pensar que é um ambiente genuinamente masculino. Historicamente, os Órgãos de Segurança Púbica são dominados pelos homens, mas as mulheres vêm cada dia mais conquistando seu espaço nessas carreiras. As mulheres têm um papel extremamente necessário na Polícia, que vêm sendo cumprido com exímia nos últimos tempos.

A equipe de campo é formada por quatro mulheres, sendo a Delegada Tauane Bello Andrighi, Mariane Camargo DOliveira, Jéssica Luiza Birck e Janice Koscheck. Uma equipe de presença forte e segura de si, mas ao mesmo tempo, prestativa e simpática.

Mariane é natural de Cruz Alta, possui 32 anos, é formada em direito e possui Doutorado na área. Lecionou em seu município de origem até 2018, quando seu concurso na Polícia Civil foi homologado. Realizou treinamento padrão de 6 meses na Acadepol e em Setembro de 2021 ingressou na Civil como escrivã.

Fontoura Xavier é o primeiro local de trabalho de Mariane, Jéssica e Janice. A equipe toda resalta que por se tratar de uma cidade pequena, estar na Delegacia se torna uma experiência completa, pois não há divisão de tarefas, ou seja, todas possuem a chance de executar todas as funções existentes dentro da Polícia Civil, desde atendimentos, como pequenos roubos, até investigações complexas.

Apesar de ser um universo muito masculino, segundo Mariane, na turma de sua formação da Acadepol, cerca de 90% da equipe formada na função de escrivão, era composta por mulheres. E apesar de estar atuando em um município onde poucas mulheres estão em cargos de segurança pública, Mariane relata que em nenhum momento sentiu resistência dos moradores à sua autoridade.

As três mulheres pontuam que o fato da delegacia ser formada por mulheres, reforçou a confiança por parte do público feminino no registro de denuncias de violência doméstica, inclusive a busca por aconselhamentos.

A escrivã Jéssica Luiza Birck também é parte da equipe. A mesma é natural de Cerro Largo, possui 30 anos, e é formada Ciências Contábeis. “A população de Fontoura Xavier foi muito receptiva e colaborativa”, analisa.

Por ser a primeira cidade onde atua atendendo ocorrências, ela menciona que vem tendo grandes oportunidades de aprendizado em todas as áreas. Também, ressaltou que espera que a presença dessa nova equipe sirva de incentivo para que as jovens sigam atrás de seus sonhos, embora pareçam distantes, e invistam em seus estudos.

A equipe da Delegacia também possui mais uma integrante, Janice Koscheck. A mesma é natural de Tucunduva e além de Policial também representa às professoras, pois é formada em Letras. Aos seus 35 anos, além da função de policial, também atua como professora do Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Com certeza em suas palavras, Janice comenta que o índice de procura pelo sistema de ensino por pessoas maiores de idade é grande. “Apesar do índice ter melhorado visivelmente nos últimos anos, ainda existe uma porcentagem muito alta de pessoas analfabetas no município”, frisa.

Janice ressalta que dentro dos treinamentos da polícia já existe a igualdade entre gêneros de forma equilibrada e que isso faz com que a mulher se sinta mais desafiada e valorizada dentro das equipes.

As três profissionais são um exemplo de dedicação e responsabilidade. Sendo assim, a Delegacia de Polícia de Fontoura Xavier é chefiada 100% por mulheres.

De acordo com pesquisas divulgadas pelo IBGE, as mulheres são minoria em todas as forças de segurança no Brasil. Na Polícia Militar, que hoje tem um efetivo de 417 mil policiais espalhados por todo o país, as mulheres compõem apenas 11% das tropas. Na Polícia Civil, a participação feminina é consideravelmente maior: elas somam 28% do efetivo de 117 mil policiais civis. Ou seja: proporcionalmente, a Polícia Civil tem mais que o dobro de mulheres que a PM.

Nos últimos cinco anos, cresceu de forma bastante tímida a participação das mulheres nos efetivos policiais. Em 2014, a Polícia Militar tinha 10% de mulheres nas suas fileiras – 1% a menos do que tem hoje –, enquanto, na Polícia Civil, as mulheres eram 26% dos agentes – 2% a menos do que são hoje. Os dados são do IBGE.

Jessica, Janice e Mariane ressaltam que seu objetivo também é incentivar outras mulheres a acreditarem em seu potencial, pois a inserção de mulheres na sociedade e na Polícia é cada dia mais possível, basta possuir dedicação e persistência.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: