Mais de 2,6 milhões participam do primeiro dia do ENEM

Durante entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou os esforços empregados para a realização do exame. Foto: Naiara Demarco

Publicado em: 18 de janeiro de 2021

Ao todo, 2.680.697 participantes realizaram a primeira prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo, 17 de janeiro. O número representa 48,5% dos 5.523.029 inscritos no Enem impresso, considerando todos os locais onde houve prova neste primeiro dia de aplicação. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados do Enem. O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 4.030.830 (69,75%) acessos ao Cartão de Confirmação de Inscrição até as 13h de hoje (17).

O exame foi aplicado em 1.689 municípios. No total, foram 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Não houve aplicação no estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Com isso, 160.548, 969 e 2.863 inscritos não fizeram provas nestes locais, respectivamente. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) irão unir esforços institucionais, em conjunto com o governo do Amazonas, para a adoção de soluções administrativas alternativas com vistas à realização do Enem nas datas previstas de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro. Inscritos dos dois municípios de Rondônia também poderão fazer a prova.

Neste domingo, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A aplicação ocorreu sem incidentes consideráveis. Ao todo, 69 ocorrências foram registradas, entre elas, emergências médicas (2), desabastecimento de água (1), interrupção temporária de energia elétrica (60), além de questões relacionadas à infraestrutura do local de prova (4) e à segurança pública (2).

Durante entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou os esforços empregados para a realização do exame, com o objetivo de não agravar os atrasos educacionais causados pela pandemia de COVID-19. “Pude ver, em meio a essa pandemia que vivemos, as coisas caminharem muito bem durante a aplicação. Gostaria de qualificar o Enem, no meio da crise sanitária, como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes. Não atrasamos a educação brasileira”, afirmou o ministro.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressaltou as iniciativas para garantir a implementação e a fiscalização das medidas de biossegurança durante a realização das provas. “Tivemos uma aplicação tranquila do ponto de vista da segurança sanitária. Houve avaliações e verificações pelos órgãos competentes. Não tivemos nenhum local de prova interditado por questões de saúde. Diante disso, reafirmamos, aqui, o nosso compromisso com a realização de uma prova segura no que diz respeito às questões sanitárias”, disse o presidente.

Mais de 10 mil inscritos solicitaram participação na reaplicação, em virtude de doenças infectocontagiosas. O Inep recebeu os pedidos e comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. O sistema foi fechado, como previsto, para que as solicitações fossem avaliadas e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação deste domingo. Ao todo, 8.180 solicitações foram deferidas e 1.991, indeferidas.

A partir desta segunda-feira, 18 de janeiro, o sistema será reaberto para solicitação de pessoas com sintomas ou diagnóstico de COVID-19 que não puderem participar do segundo dia de aplicação. O prazo para o pedido vai até as 12h do próximo sábado, 23 de janeiro. Participantes acometidos por doenças infectocontagiosas, previstas no edital, na véspera ou no dia da aplicação poderão apresentar exames e laudos médicos pela Página do Participante, entre 25 e 29 de janeiro.

Eliminados – Foram eliminados 2.967 participantes por descumprirem regras gerais do edital. São consideradas infrações portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras determinações.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O segundo dia de aplicação do Enem 2020 impresso será no próximo domingo, 24 de janeiro. Os gabaritos das provas objetivas da versão impressa do exame serão divulgados pelo Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Acesse o balanço da aplicação do 1º domingo 

Acesse o Press Kit do Enem 2020

Saiba mais sobre o Enem

Escrito por: Ministério da Educação

Compartilhe: