Maio foi marcado por Ações de Conscientização Ambiental referentes ao Dia Mundial da Reciclagem

Publicado em: 2 de junho de 2022

Maio foi marcado por Ações de Conscientização Ambiental referentes ao Dia Mundial da Reciclagem
Celebrado no dia 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos pela sociedade. Por sua vez, a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O Brasil celebra o Dia Nacional da Reciclagem no dia 5 de junho. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Ainda segundo o levantamento, são cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerar emprego e renda, acabam sendo descartados no meio ambiente.
Buscando conscientizar sobre a relevância da coleta seletiva para a reciclagem, a CERFOX, juntamente com a assessoria da INOVA Consultoria Ambiental, promoveu a CAMPANHA DE DESCARTE CONSCIENTE DE “LIXO” ELETRÔNICO, a qual faz parte do Programa de Ações Socioambientais da CERFOX e foi realizada entre os dias 25 de abril e 10 de maio. A Campanha foi válida para resíduos gerados nas dependências da unidade matriz da CERFOX e os entregues pelos colaboradores da unidade.
Foram coletados 35 kg de resíduos eletrônicos (telefones celulares, baterias, computadores, impressoras e demais itens da linha de informática), 52 kg de pilhas e 316 unidades de lâmpadas. Os resíduos coletados foram destinados à empresa Natusomos, especializada em reciclagem de Eletrônicos e transporte de resíduos industriais e que está localizada em Horizontina – RS, a qual emitiu um certificado atestando o recebimento dos resíduos que terão destinação adequada, conforme previsto na Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS:
▶️Tenha duas lixeiras em casa para separar o resíduo comum (orgânico) do resíduo reciclável (seco), isso facilita o processo;
▶️Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do resíduo comum com os do resíduo reciclável;
▶️Coloque os resíduos para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Escrito por: CERFOX

Compartilhe: