Instituto Ernesto Ferreira Maia paralisa atividades

Publicado em: 18 de novembro de 2019

Começou nesta segunda-feira (18), por tempo indeterminado, a greve dos professores da rede estadual de ensino, liderada pelo Cpers. A mobilização é uma resposta às reformas propostas pelo governador Eduardo Leite no serviço público, com projeção de economia de R$ 25 bilhões em 10 anos.

No município de Fontoura Xavier  o Instituto Estadual de Educação Ernesto Ferreira Maia paralisou totalmente nesta segunda-feira. Já a Escola Estadual Getúlio Vargas terá aula normal no dia de hoje, mas os professores e direção da Escola se reúnem ainda na manhã desta segunda-feira para definir a adesão ou não a greve.  Em São José do Herval a Escola Estadual Érico Veríssimo segue com as aulas normalmente.

Nossa reportagem entrou em contato com a 25ª Coordenadoria Regional de Educação de Soledade, que afirmou estar aguardando orientação da Seduc/RS. Segundo o Setor Pedagógico da Coordenadoria na manhã de hoje está sendo feito um levantamento de quais escolas da Coordenadoria aderiram à greve.

O ClicNews também conversou com a diretora geral do 28º Núcleo do CEPERS, com sede em Soledade, Magale Eicheler da Rocha. Segundo ela a orientação é que todos os funcionários e professores paralisem. “A nossa orientação é que nesta segunda-feira, professores e funcionários tentem dialogar com a comunidade escolar, através de cartazes e mobilizações no sentido de explicar a comunidade os motivos da greve”, explica. Segundo ela, a paralisação é por tempo indeterminado.

De acordo com informações de reportagem veiculada em GAÚCHA ZH, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que ainda não foi notificada pelo sindicato dos professores sobre a greve. A orientação da Seduc é para que os alunos compareçam às escolas. Em caso de dúvidas, a pasta recomenda que pais e estudantes entrem em contato diretamente com os colégios.

A secretaria deverá ter ainda nesta segunda-feira levantamento sobre a adesão à greve nas 2,5 mil escolas estaduais gaúchas.

 

 

 

 

 

 

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: