Inspeção em aeroportos fica mais rigorosa a partir de hoje

Publicado em: 18 de Julho de 2016

Os procedimentos de inspeção dos passageiros e de bagagens em aeroportos serão intensificados a partir desta segunda-feira. A informação foi anunciada nesse domingo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As medidas, que já existiam, serão aplicadas de forma mais rigorosa. Considerando que a inspeção mais intensa vai aumentar o tempo para chegar às salas de embarque, as companhias aéreas orientam os passageiros a se apresentar para o check-in com uma antecedência de pelo menos uma hora e meia do horário de partida do voo.

Lançada antes dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, a mudança, que vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros, é também preventiva diante da insegurança mundial pela ação de grupos terroristas. A operação não tem prazo para acabar.

A Anac informa que são estes os procedimentos que devem ser intensificados: revista física — todos os passageiros estão sujeitos a revista física, feita por agente do mesmo sexo. Pode ocorrer de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X; notebook — os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, a medida só era obrigatória para os voos internacionais; abertura de bagagem — os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção. A abertura pode ser solicitada no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

Escrito por:

Compartilhe: