Início da duplicação na 386 depende do Ibama

(Foto: Fábio Kuhn)

Publicado em: 27 de abril de 2021

O começo da obra de duplicação na BR-386 estava previsto para a primeira semana de fevereiro. Passados quatro três meses, nenhuma intervenção ocorreu no trecho entre Marques de Souza e Lajeado.

De acordo com a CCR Viasul, empresa responsável pela rodovia, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não emitiu a licença para a obra. Pelo contrato, a concessionária tem até fevereiro de 2023 para concluir a primeira etapa de duplicação. São 20 quilômetros, sendo que a metade deve estar liberada para o fluxo em fevereiro de 2022.

Pela análise do setor de engenharia da empresa, tratam-se de pontos com necessidade de detonações de rochas, desapropriações, terraplenagem e instalação de pontes. Ao longo dos primeiros quilômetros de duplicação, também estão previstas construções de passarelas, alargamentos de pontes, passagens inferiores e superiores para desviar o trânsito doméstico do intermunicipal.

A empresa Eurovias foi contratada para fazer a duplicação da rodovia. Conforme a concessionária, já foram feitos alguns preparativos às intervenções, com análise local, instalação do canteiro de obras, pontos de alojamento dos funcionários. Assim que for emitida a autorização do Ibama, serão iniciados os trabalhos.

A CCR Viasul venceu o leilão em novembro de 2018 para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a empresa terá de investir mais de R$ 7,8 bilhões durante os 30 anos de concessões.

Ponte sobre o Arroio Boa Vista

O acidente com um caminhão de combustíveis sobre a ponte na BR-386 aconteceu no dia 13 de março. Na ocasião, o condutor, Anderson Barbosa da Silva, de 36 anos, morreu. Os danos na estrutura comprometeram o tráfego.

Como resultado, engarrafamentos e transtornos. A previsão inicial era de seis meses de obras. No entanto, pela análise do setor de engenharia da empresa, houve a constatação de que os danos não atingiram a base da ponte, o que possibilita trabalhos de reforços, sem a necessidade da reconstrução total dos pilares. Com isso, o prazo de seis meses foi reduzido para 58 dias até a liberação.

A volta do tráfego normal pelos dois sentidos da passagem sobre o Arroio Boa Vista está agendada para o dia 10 de maio.

Escrito por: A Hora

Compartilhe: