Inicia hoje uma nova fase no período de Letramento Digital dos professores da rede de ensino estadual

Publicado em: 27 de julho de 2020

Devido à crise na educação, ocasionada pela pandemia de Covid-19, o Governo do Rio Grande do Sul implantou as Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem proporcionado, por meio da plataforma Google Classroom, a conexão entre professores e alunos para a realização de aulas no ambiente virtual.

Diante do cenário de combate à pandemia, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul antecipou ações de integração de ferramentas tecnológicas para a realização de aulas no ambiente virtual, cuja implantação estava prevista para os próximos três anos. Assim, mais de 800 mil alunos e 60 mil professores poderão retomar as atividades escolares com segurança.

Para que todos estejam preparados para a utilizar a plataforma, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul está realizando capacitação em duas etapas, com os professores e estudantes da rede.

A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, envolveu o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Classroom. Nesse período, foram detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação. Na segunda etapa, ainda em atividade, ocorrem as capacitações em Letramento Digital, fornecendo aos professores o conhecimento para a preparação de aulas na forma não presencial.

Nesta segunda-feira (27/7) começa uma nova fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. Coordenada pelo Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e pelo Departamento Pedagógico (DP) da Secretaria da Educação (Seduc), o treinamento terá foco no desenvolvimento das atividades dos professores e instrumentalização na plataforma Google Sala de Aula.

As aulas ao vivo ocorrem as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas, às 17h, e aos sábados, às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão é sempre pelo canal no Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Entre os temas a serem apresentados estão a gestão da conta educacional com o Google Chrome e Gmail; aulas síncronas com o Google Meet; utilização das ferramentas Google Formulários, Google Planilhas, Google Documentos e Google Drive; criação de aulas com o Google Apresentações; além de recursos tecnológicos para as disciplinas, com o intuito de qualificar o processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, este é um momento de aprofundar o conhecimento sobre os recursos que a plataforma Google Sala de Aula oferece. “O G Suite, conjunto de ferramentas Google, possibilita a utilização de diversos recursos para a prática pedagógica on-line. Teremos, a cada encontro, diversas novidades que auxiliarão os professores nesse novo ambiente de mediação da aprendizagem. Esta transição ao mundo digital, que foi acelerada devido à pandemia, é fundamental para que continuemos trabalhando e provendo educação aos nossos alunos da Rede Estadual”, avalia.

Escrito por: Governo RS

Compartilhe: