Incentivo a agricultura é uma das prioridades para a Administração Municipal

FOTO: EMATER

Publicado em: 7 de maio de 2021

O município de São José do Herval comemora 33 anos de emancipação política e administrativa neste domingo (09). Neste determinado tempo, é possível afirmar que uma das bases de sua economia, se não a mais importante, é a agricultura.

No ano de 2020, de acordo com os dados apresentados pela Administração Municipal, a produção de suínos é responsável por cerca de 48,73% da economia municipal. Confira as porcentagens:

Suínos 48,73%
Aves 17,78%
Ovos 12,10%
Lenha 5,80%
Soja 5,53%
Leite 4,45%
Bovinos 2,24%
Tabaco 1,54%
Erva 1,17%
Goma Laca 0,45%
Milho 0,13%
Frutas e verduras 0,05%

De acordo com o Prefeito, Jovani Bozetti, a agricultura é sem sombra de dúvidas a base do município, também, uma das bases de seu governo. “O incentivo à agricultura é, muito importante. Nosso Município possui grande parte de sua economia baseada na agricultura, com destaque para a produção de suínos, aves e ovos férteis. Além de gerar emprego e renda, o incentivo à agricultura também possibilita a permanência dos jovens em nosso município”, ressalta.

Na oportunidade, o Prefeito destacou o incentivo que seu mandato oferece ao agricultor e pecuarista. “Como administração estamos trabalhando para incentivar os produtores rurais. Recentemente finalizamos o período de silagem, tendo obtido marca recorde de produção”, diz.

A revitalização de estradas também é uma responsabilidade e prioridade destacada pelo Prefeito. “Contamos com a colaboração dos servidores, que trabalharam incansavelmente para concluir as solicitações encaminhadas à secretaria da agricultura. A secretaria de obras tem se preocupado em manter as estradas rurais em bom estado de conservação, evitando prejuízo no transporte da produção. Além disso, o maquinário do município tem atuado para auxiliar os produtores em suas atividades, com o uso de caminhões caçamba, escavadeira e retroescavadeira”, pontua.

O município, assim como toda a região, tem sido afetado pela falta de água. Como forma de solucionar o problema, que consequentemente dificulta a produção de agricultores e pecuaristas de São José do Herval, a administração busca formas de ajudar a todos. “O Município também tem se empenhado em realizar a instalação de poços artesianos e ampliação das redes de água das propriedades rurais. Com a colaboração do trabalho da Emater, pretendemos garantir o desenvolvimento de projetos que auxiliem a sustentabilidade das famílias no campo”, ressalta Jovani.

Na Emater, o trabalho em prol dos produtores tem sido árduo, de acordo com a Extencionista Rural da ASCAR/RS, Laurita Zanotelli Scalco, que na oportunidade, parabenizou o município pelos seus 33 anos. “Inicialmente quero parabenizar o Município pelos 33 anos de emancipação e assim tornar extensivo a todos os moradores da querida São José do Herval e desejar a todos os que aqui residem  e os que de alguma forma tenham raízes aqui , tenham muitos motivos para se orgulhar deste lugar”, diz.

A importância da agricultura para o município também foi pauta abordada pela profissional. “A agricultura em nosso município possui uma extrema importância, uma vez que, compõe o setor primário da economia, sendo responsável também pelo desenvolvimento de São José do Herval. É a partir desta atividade que se obtém alimentos em quantidade e qualidade, para a manutenção da vida e saúde das pessoas”, afirma Laurita. A importância do incentivo para que as famílias permaneçam no campo, evitando assim o êxodo rural foi ressaltada por Laurita.

O Secretário da Agricultura, Clademir Pedro F. Dall’Agnol parabeniza a todos os agricultores pelo importante trabalho que é realizado. Também, ressalta o incentivo da pasta aos produtores. “Incentivamos durante este período em que estamos frente a Pasta, a produção de silagem. Fomos bem aceitos por todos. Procuramos sempre dar o nosso melhor, fornecendo um atendimento de qualidade e assessorando em tudo que estiver ao nosso alcance’, pontua.

 

O incentivo aos produtores, agricultores e pecuaristas segue sendo uma das prioridades da Administração Municipal. De acordo com o Secretário, com o passar dos meses, alguns projetos serão apresentados, buscando fortalecer ainda mais a agricultura no município de São José do Herval.

 

Escrito por: ClicNews

Compartilhe: