II Formação Pedagógica com educadores da Educação Infantil da Rede Municipal é realizada

Publicado em: 16 de setembro de 2021

Na última quarta-feira (15), as Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Fontoura Xavier, Catia de Cesar e Denize dos Santos, realizaram  a II  Formação Pedagógica com educadores de Educação Infantil.

A temática foi Consciência Fonológica e Educação Infantil, abordando outras tópicos como tipos de memória, marcos do desenvolvimento da leitura, a importância do desenho, benefícios de contar histórias para crianças, estimulação das habilidades de rima, importância da leitura em voz alta, desenvolvimento grafomotor,  entre outros. Todos os temas abordados são baseados em Evidencias Cientifica.

Luciana Brites do instituto NeuroSaber aponta que a consciência fonológica é a habilidade que todos possuem para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais.

Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto. Outro detalhe que vale a pena reiterar é o aspecto estratégico desempenhado pela consciência fonológica na educação infantil.

Os educadores  utilizam técnicas que tendem a facilitar o entendimento das crianças e que também possibilitam ainda mais o aprendizado dos alunos.

Como vocês podem ver, essa habilidade pode ser determinante para muitas outras etapas que pertencem ao desenvolvimento dos alunos na referida fase escolar. A alfabetização é um processo imprescindível para todo e qualquer indivíduo, pois ela permitirá a leitura, a escrita e a comunicação de forma geral, como consequência.

Trabalhar  com a Consciência Fonológica na Educação Infantil é extremamente importante como estudo preditor para uma alfabetização de sucesso.

O trabalho foi concluído com apresentação dos professores de atividades diferenciadas realizadas com suas turmas onde socializaram com colegas.

Escrito por: ClicNews / Gabrieli de Quevedo Moreira

Compartilhe: