Hospital Santa Terezinha reforça importância do Dia Mundial do Combate ao AVC

Publicado em: 29 de outubro de 2020

Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população. O Dia Mundial do combate ao AVC tem o intuito de colocar em evidência a alta taxa de mortalidade provocada por ele o os efeitos incapacitantes que o derrame, como é popularmente conhecido, pode ter na vida de quem ele acomete.

Por esse motivo o Hospital Santa Terezinha, na luta para diminuição de casos de AVC, reforça o principal objetivo da iniciativa que é alertar sobre os fatores de risco que podem contribuir para ocorrência da doença e incentivar a prática de comportamentos preventivos, diminuindo assim a incidência de casos e o número de mortes provocadas pelo acidente vascular cerebral. De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença.

Alguns fatores como hipertensão, diabete, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool são agravantes para o risco de ocorrência do acidente vascular cerebral, por isso a adoção de hábitos saudáveis, que ofereçam maior qualidade a saúde das pessoas é considerado um grande aliado na prevenção da doença. A enfermeira do Hospital Santa Terezinha, Josiane Arnort, salienta a necessidade da população dar mais atenção ao seu estilo de vida. “É preciso olharmos para a raiz do problema. Se agirmos para combater as causas da doença com certeza teremos mais sucesso”, disse.

A enfermeira ainda destacou alguns sintomas, aos quais os pacientes devem ficar atentos, tais como, fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, visão e equilíbrio, dor de cabeça súbita e intensa. “Nos casos em que a pessoa apresenta algum desse sintomas recomendamos que procure imediatamente uma unidade de saúde. Aqui no Hospital Santa Terezinha temos a emergência 24h, portanto estaremos prestando atendimento nesses casos”, informou.

Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

O que é o AVC?

O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes (AVC isquêmico). Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral (AVC hemorrágico).

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: