Hospital Santa Terezinha reforça campanha nacional de aleitamento materno durante o Agosto Dourado

Publicado em: 11 de agosto de 2020

Agosto é considerado o mês do Aleitamento Materno no Brasil e o Hospital Santa Terezinha apoia a campanha nacional que visa esclarecer e incentivar a prática da amamentação. 

O leite materno contém a nutrição necessária para o desenvolvimento do bebê até os seis meses de vida, por isso a amamentação nesse período é especialmente importante. Após essa idade, a alimentação deve ser complementada, mas a amamentação deve seguir até os dois anos de vida ou mais.

Quais os benefícios da amamentação?

A enfermeira do Hospital Santa Terezinha, Josiane Arnort, destaca que a amamentação auxilia na nutrição e no desenvolvimento dos bebês, bem como na prevenção de inúmeras doenças. O que se sabe também, é que o processo de aleitamento proporciona memórias afetivas, fortalecendo o laço entre mãe e filho.

A amamentação, na primeira hora de vida, é importante tanto para o bebê – já que reduz o risco de mortalidade neonatal – quanto para a mãe, reduzindo o risco de hemorragia pós o parto.

Mesmo após os primeiros meses, o leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro. Além disso, os benefícios da amamentação nos primeiros anos de vida refletem também na vida adulta, reduzindo o risco de desenvolver doenças como hipertensão, colesterol, diabete e obesidade.

Dificuldade para amamentar

A verdade é que para a maioria das mulheres a amamentação é simples e prazerosa, no entanto, em alguns casos, esse processo pode gerar dificuldade.

Os problemas que afligem parte das mães podem estar relacionados tanto à sua fisiologia quanto ao seu contexto social e emocional. Por isso, o apoio do companheiro e da família é essencial para uma boa amamentação.

Contudo, em casos de dificuldades no processo de amamentação, é essencial que se procure orientação médica. Por isso, o Hospital Santa Terezinha presta assistência às mãe que necessitam de atendimento. A procura deve ser feita na unidade de saúde.

A amamentação é um direito

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos, seja em casa, no trabalho ou em locais públicos. O aleitamento materno é também direito da criança e é dever do governo, instituições e empregadores garantir condições propícias à pratica da amamentação.

 

 

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: