Hospital Santa Terezinha reforça a importância da campanha Outubro Rosa

Publicado em: 19 de outubro de 2020

Neste mês o mundo todo está voltado para a campanha Outubro Rosa, realizada anualmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é também uma maneira de promover uma conscientização sobre a doença, a qual atinge significativamente mulheres do mundo todo.

Além disso, a mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. “O câncer de mama ocorre quando há a proliferação maligna das células mamárias e é o tipo mais comum entre a população feminina. Inclusive o Rio Grande do Sul é o estado com mais casos”, ressalta a Dra. Carla Quadros, especializada em medicina da família e que faz parte do quadro médico do Hospital Santa Terezinha.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

A Dra. Carla Quadros destaca que o diagnóstico da doença é feito através do exame das mamas, realizado por um profissional de saúde, e por exames de imagem, principalmente a mamografia. “Na maior parte das vezes as pacientes chegam referindo presença de nódulo palpável nos seios, por isso a importância do autoexame”, frisou.

Segundo ela alguns casos podem ser assintomáticos, mas as mulheres devem estar atentas a alguns sinais, como nódulo na região mamária, dor nas mamas ou saída de secreção através do mamilo. Alterações na cor e na textura das mamas também é um indicativo de alerta.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada a cada 2 anos em mulheres entre 50 e 69 anos. Já as diretrizes internacionais indicam a realização do exame a partir dos 40 anos ou até mesmo antes, quando há casos positivos da doença na família.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Outubro Rosa 2020

Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.

De acordo com a Dra. Carla, a campanha Outubro Rosa é fundamental, uma vez que seu principal objetivo é a prevenção do câncer de mama, incentivando o autoexame e consequentemente o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: