ESPECIAL 56 ANOS: Hospital Santa Terezinha, há mais de 35 anos cuidando da saúde dos Fontourenses

Publicado em: 7 de julho de 2021

Ao falar sobre o município de Fontoura Xavier e seus 56 anos de emancipação político-administrativa, é necessário ressaltar a grande importância do Hospital Santa Terezinha para o desenvolvimento do município e saúde dos habitantes.

Há 35 anos, o Hospital Santa Terezinha presta serviços na área da Saúde pública, através do atendimento clínico hospitalar. Pode ser considerado uma das entidades mais importantes, se não a mais importante, da Terra do Pinhão.

A construção da sede onde atua o hospital, teve início no ano de 1955, por iniciativa de um grupo de moradores da localidade. O Hospital Santa Terezinha foi construído e equipado com verbas do Governo Federal e ajuda do Poder Público Municipal, liderado pelo Prefeito Dionísio Taffarel e tendo como Presidente do Hospital José Portela. No decorrer de 30 anos a colaboração e o esforço de toda comunidade foi de extrema importância para a concretização do sonho iniciado naquele ano. A unidade foi inaugurada no ano de 1986 e desde então tem sido um dos pilares do município Fontoura Xavier.

Tem a área de internações em pleno funcionamento, com um número expressivo de internações diárias, proporcionando à população segurança e qualidade no seu atendimento. A maternidade do hospital, que teve importante desempenho durante muitos anos, é mais uma marca da sua história.

Dentre um dos destaques da história do Hospital Santa Terezinha, está a dupla de médicos composta por Juarez Taffarel e Antônio Carlos Karsburg. Juntos, os médicos trabalharam desde a fundação do Hospital Santa Terezinha até a despedida física de Antônio. Foram mais de 20 anos de coleguismo e companheirismo. As marcas da grande dupla de médicos ficou no coração de cada munícipe que adentrou pelas portas do Hospital Santa Terezinha após sua fundação. Em suas mãos, diversos Fontourenses vieram ao mundo com segurança. Mãos estas de profissionais qualificados, estudados e dedicados com muito amor à profissão.

Com a desativação do bloco cirúrgico da unidade, alguns procedimentos pararam de ser realizados, mas o padrão de atendimento prestado se manteve, assim como o compromisso de atender com excelência os seus pacientes.

O Hospital Santa Terezinha realiza um trabalho voltado para a área da emergência, fornecendo a população procedimentos ambulatoriais, como primeiros socorros, administração de medicamentos, estabilização do paciente, sutura de pequenas e grandes incisões, pequenas cirurgias ambulatoriais e internação. A unidade conta hoje com 18 leitos de internação. São 28 funcionários fazendo parte do dia-a-dia da instituição. Cinco enfermeiras, sete técnicos de enfermagem e quatro médicos clínicos gerais prestam atendimento.

Hoje em dia, o Hospital, chefiado pelo Presidente Tiago Zanotelli, conta com aparelhos de Raio-X e dois médicos ultrassonografistas, eletrocardiograma, dois laboratórios de análises clínicas e logo mais um mamógrafo. A equipe de médicos e profissionais é capacitada para atender da melhor forma possível a todos os pacientes, composta pelos, médicos Dr. Sérgio, Dra. Talita, Dra Carla e Dr. Juarez. Também, pela enfermeira, Josiane Arnort, duas recepcionistas, uma farmacêutica, uma auxiliar de farmácia, um assistente administrativo, uma funcionária para higienização, uma para lavanderia e uma auxiliar de escritório.

Presidente Tiago Zanotelli

Atualmente, Tiago Zanotelli é o presidente voluntário do Hospital Santa Terezinha. Em 2012 foi Prefeito do município de Fontoura Xavier. “Quando Prefeito, sempre colaborei com o Hospital Santa Terezinha. Mas entendi realmente sua importância para a comunidade quando assumi a presidência e pude observar a quantidade de munícipes que necessitam dos atendimentos do Hospital. Por isso, utilizei meu conhecimento e experiência para mudar o Hospital Santa Terezinha e mantê-lo de portas abertas. Com a ajuda de toda a comunidade e funcionários, conseguimos transformar a Entidade, equipa-la para que seus atendimentos fossem ainda melhores e fazendo todas as adequações necessárias”, pontua.

Sendo assim, o Presidente ressalta que há projetos para a expansão do Hospital Santa Terezinha. “Temos projetos para ampliações. Tenho certeza que conseguiremos tornar a entidade uma referência em toda a região. Sou muito feliz em ser presidente do Hospital. É gratificante poder trabalhar de forma voluntária para a comunidade”, finaliza.

Escrito por: Clic News/ Gabriéli Quevedo

Compartilhe: