Hospital Santa Terezinha comemora 34 anos

Publicado em: 20 de julho de 2020

Com uma trajetória marcada pela solidariedade, ética e principalmente valorização a saúde, o Hospital Santa Terezinha de Fontoura Xavier completou ontem, dia 19 de julho, 34 anos de funcionamento, sempre zelando pelo bem estar dos seus pacientes.

A construção da sede onde atua o hospital, teve início no ano de 1955, por iniciativa de um grupo de moradores da localidade. O Hospital Santa Terezinha foi construído e equipado com verbas do Governo Federal e ajuda do Poder Público Municipal, liderado pelo Prefeito Dionísio Taffarel e tendo como Presidente do Hospital José Portela. No decorrer de 30 anos a colaboração e o esforço de toda comunidade foi de extrema importância para a concretização do sonho iniciado naquele ano. A unidade foi inaugurada no ano de 1986 e desde então tem trilhado sua história junto a Fontoura Xavier.

Ao longo dos 34 anos de atuação, o hospital já realizou mais de 200 mil atendimentos e se destacou por desempenhar vários procedimentos em diversas áreas da saúde. Por muitos anos teve a área de internações em pleno funcionamento, com um número expressivo de internações diárias, proporcionando à população segurança e qualidade no seu atendimento. A maternidade do hospital, que teve importante desempenho durante muitos anos, é mais uma marca da sua história. “Nós tínhamos um grande número de partos diariamente. Muitos fontourenses nasceram aqui”, destacou a enfermeira Josiane Arnort, que atua na casa há mais de 20 anos.

Com a desativação do bloco cirúrgico da unidade, alguns procedimentos pararam de ser realizados, mas o padrão de atendimento prestado se manteve, assim como o compromisso de atender com excelência os seus pacientes.

Atualmente o Hospital Santa Terezinha realiza um trabalho voltado para a área da emergência, fornecendo a população procedimentos ambulatoriais, como primeiros socorros, administração de medicamentos, estabilização do paciente, sutura de pequenas e grandes incisões, pequenas cirurgias ambulatoriais e internação de até 24 horas. A unidade conta hoje, com sete quartos e 22 leitos de internação. São 28 funcionários fazendo parte do dia-a-dia da instituição. Cinco enfermeiras, sete técnicos de enfermagem e quatro médicos clínicos gerais prestam atendimento.

A administração e os funcionários tem procurado de todas as formas colaborar para o bom andamento do hospital e para um atendimento diferenciado. Por isso, nesse ano, o Hospital apresentou algumas novidades aos seus pacientes. A unidade realiza agora exames como, eletrocardiograma e ultrassonografia e trabalha na instalação da sala de raio-x, ainda nesse ano. Além disso, exames de mamografia devem ser disponibilizados a comunidade futuramente. “Faz três anos que venho trabalhando de forma voluntária como Presidente do Hospital. Assumimos o hospital em uma situação muito difícil, quase com as portas fechadas. Ninguém queria assumir essa responsabilidade, mas sabendo a importância que o hospital tem para nossa comunidade, não poderia deixar que ele fechasse. Já se passaram três anos de muita luta e os projetos estão dando certo. Estamos conseguindo recursos para ampliar e equipar nosso hospital. Fico muito feliz por estar colaborando com o seu desenvolvimento e agradeço a todos os funcionários e colaboradores, assim como toda comunidade fontourense por me ajudar a mantê-lo firme e forte”, enalteceu o Presidente da instituição, Tiago Zanotteli.

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por: Ellen Silveira / Clic News

Compartilhe: