Hospital Frei Clemente está com todos os leitos da UTI Covid ocupados

Publicado em: 18 de dezembro de 2020

Os casos de COVID têm aumentado consideravelmente nos últimos meses em Soledade. Com a gravidade dos casos, cresce a procura também por um leito de UTI e isolamento.
No Hospital de Caridade Frei Clemente, todos os leitos de UTI COVID estão ocupados.
O enfermeiro coordenador da UTI COVID e isolamento, Jonatan Dalcin, relata a importância dos pacientes procurarem atendimento já nos primeiros sintomas. “Os pacientes estão chegando aqui em estado muito grave, por isso a importância de nos primeiros sintomas, já procurar atendimento médico”.
Os sintomas mais comuns da COVID são diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, falta de apetite, falta de ar, frequência respiratória aumentada, baixa saturação, perda de olfato e/ou paladar e febre.
A fila de solicitação para um leito de UTI no estado, gira sempre em torno de 15 a 40 pessoas. Em Soledade, na última semana, um bebê de 5 meses entrou para esta lista. Depois de muito trabalho, ele conseguiu ser transferido para uma UTI pediátrica no município de Canoas.
Conforme o enfermeiro Jonatan, a situação está se agravando porque os profissionais que trabalham na linha de frente para o COVID também estão adoecendo. “Os profissionais estão cansados, já há quase três meses sem folga porque não tem quem trabalhe. Os que estão trabalhando, estão se contaminando. Só nos últimos dois meses no HCFC, sete funcionários se contaminaram”.
Devido ao momento difícil, o pedido à população segue o mesmo. Que evitem, especialmente nesta época de final de ano, as aglomerações e reuniões familiares, usem máscara e utilizem álcool gel.

Escrito por: Clic News

Compartilhe: