Grêmio volta aos treinos com desafio de melhorar rendimento em nova sequência longe da Arena

Publicado em: 8 de setembro de 2023
Depois de quatro dias de folga, elenco e comissão técnica do Grêmio se reapresentam na tarde desta sexta-feira. Será o início de preparação para uma sequência de dois jogos fora de casa, e Renato terá o desafio de melhorar o rendimento como visitante. Para isso, tem dois exemplos negativos recentes para usar como aprendizagem.
O Tricolor precisa melhorar os resultados longe da Arena se quiser manter vivo o sonho de disputar o título do Brasileirão. Em nove jogos como visitante, foram cinco derrotas, um empate e três vitórias, contra Cuiabá, Athletico-PR e Bahia. O aproveitamento é de 37%, que coloca o time apenas como o 11º melhor visitante.
A oportunidade de melhorar esses números é agora. Na próxima quinta-feira, o Tricolor encara o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, e depois visita o Corinthians, em duelo atrasado pela 15ª rodada. Essas duas partidas serão em um intervalo de cinco dias e, por isso, a delegação ficará concentrada em Atibaia e nem retorna a Porto Alegre.
Longe da Arena, o Grêmio deixou uma impressão ruim em dois jogos recentes. As derrotas para Vasco e Santos foram traumatizantes e geraram broncas de Renato ao elenco. Não por acaso, o time teve melhor desempenho – e concentração – nas partidas seguintes, nas vitórias contra Cruzeiro e Cuiabá, ambas na Arena.
– O Grêmio praticamente sempre joga da mesma maneira, buscando o gol, fazendo pressão no campo do adversário. A gente não muda a maneira de jogar. Não é que não tenha dado certo, mas não teve aquela entrega necessária no jogo contra o Vasco e no jogo contra o Santos. Então, a gente aprende com os exemplos e, por isso, que a minha cobrança foi muito forte nesses dois jogos – declarou o treinador.
Contra o Vasco, o Tricolor foi o primeiro time a levar gol do rival carioca no Campeonato Brasileiro dentro do estádio São Januário. A partida terminou 1 a 0 para os vascaínos.
Diante do Santos, a derrota foi ainda mais dolorida. A equipe de Renato saiu na frente no início do segundo tempo, mas sofreu a virada de forma inusitada. O segundo gol do Peixe está até hoje na memória dos gremistas e é usado como exemplo pelo técnico.
– Dei o exemplo do jogo do Vasco e do Santos, que não pode se repetir. Eles estão bem avisados. Eles precisam ter a entrega durante os 90 minutos. Essa é a obrigação deles, são pagos para isso, então eles não podem vacilar. No momento em que um jogador cochila, atrapalha o trabalho de todo o grupo. No momento em que eles entram atentos e focados, nós temos conquistado os resultados e recuperamos a terceira posição – completou Renato.
Na reapresentação desta sexta, quatro jogadores serão ausências confirmadas. Gabriel Grando e Bitello estão servindo a seleção pré-olímpica durante a data Fifa. Felipe Carballo e Villasanti também estão com as seleções de Uruguai e Paraguai, respectivamente.
Escrito por: GE - Globo