Grêmio muda de postura e formação e passeia em vitória para voltar ao G-4 do Brasileirão

Publicado em: 28 de agosto de 2023
O Grêmio que ganhou do Cruzeiro por 3 a 0, na noite deste domingo, em Porto Alegre, apresentou uma postura, organização e consistência que há alguns jogos não se via. A atuação de luxo passa por uma série de correções, tanto no comportamento dos jogadores, como na parte tática e estratégica.
A equipe que perdeu para o Santos, na semana passada, não passou nem perto da Arena nesta rodada. Mas antes de chegar e desfilar diante da Raposa, o Tricolor precisou passar por muitas mudanças e um trabalho de remobilização forte realizado durante a semana.
O lance traumático do segundo gol do Peixe reverberou no jogo contra o Cruzeiro. Foram algumas cobranças antes dos treinos, conversas e ajustes no vídeo. Tudo isso culminou em uma mudança de postura. Além disso, Renato decidiu mudar peças e formação.
Geromel voltou ao time após 308 dias, Bitello deixou a equipe e o meio-campo foi desenhado com um tripé de volantes, com Villasanti, Carballo e Pepê. O meia Cristaldo fechou o losango. Mais adiante, Ferreira deu lugar a João Pedro Galvão, que fez dupla de ataque com Suárez.
Deu tudo certo. A defesa não deu chances ao adversário, mesmo quando Geromel precisou sair para a entrada de Rodrigo Ely. Gabriel Grando pouco apareceu. O time do meio para frente foi eficiente e fatal.
– Logicamente que os três pontos são importantíssimos, mas a mudança de postura da equipe favoreceu o resultado. E a mudança do sistema em função dos jogadores que nós tínhamos também favoreceu para que a gente tivesse a vitória. Desde que eu trabalho no futebol, eu penso que o futebol se ganha no meio de campo – explicou Alexandre Mendes, auxiliar de Renato.
Com um meio-campo mais povoado, a estratégia foi pressionar a saída de bola do Cruzeiro. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Carballo roubou a bola perto da bandeirinha de escanteio e acionou Cristaldo. O meia argentino tocou para o Suárez, que pegou de primeira para abrir o placar.
Foram oito jogos sem marcar, mas o uruguaio, enfim, colocou um ponto final em seu maior jejum com a camisa do Grêmio. Ele chegou a 17 gols na temporada, o quinto no Campeonato Brasileiro. Mas não se contentou. O centroavante queria mais.
Com oito minutos do segundo tempo, Cristaldo tocou para Luisito, que, com toda a sua habilidade, encontrou Carballo com um toque de letra. O volante dominou e chapou para ampliar o placar. Pepê fechou a conta ao entrar na área adversária e receber um belo passe de Bitello.
Mesmo com a vantagem no placar e algumas substituições, o Grêmio conseguiu manter o padrão de jogo, continuou sem ser pressionado pelo rival e mandou nas ações ofensivas. No minuto final, Bitello recebeu de Ferreira e mandou para a rede, mas, por um detalhe, estava impedido no lance.
Foi uma vitória gigante diante de um adversário que costuma dificultar a vida gremista. Mais do que isso. O resultado serve para terminar com o pesadelo de Santos e exterminar aquela imagem constrangedora da virada sofrida na Vila.
A atuação de luxo traz como recompensa a 3ª posição do Brasileirão. O título está inalcançável, mas o time ganha moral na briga por vaga na Conmebol Libertadores, o principal objetivo da temporada. A equipe se reapresenta na terça e volta a campo às 11h de domingo, contra o Cuiabá, na Arena.
Escrito por: GE - Globo