Grêmio encerra ciclo de contratações, mas ainda observa possíveis saídas; veja os alvos

Publicado em: 3 de agosto de 2023

O período para a chegada de reforços se encerrou e o Grêmio terminou com seis contratações, dois defensores e quatro jogadores do meio para frente. No entanto, o clube ainda convive com a possibilidade de perder atletas. Brenno e Bitello, principalmente, mas também Kannemann são alvos de equipes de fora do Brasil.

Além das seis contratações, foram 11 saídas nesta janela, contando jogadores que estavam na base, mas já figuraram no profissional em algum momento. E esse número ainda pode aumentar.

Algumas janelas no mercado europeu seguem abertas e o Brasil é um natural local de prospecção. Brenno e Bitello receberam sondagens ultimamente e foram assuntos tratados pela diretoria.

Nas últimas semanas, o goleiro recebeu proposta do Bari, da segunda divisão italiana. Por ser reserva e com um salário considerado alto pela função que exerce atualmente no elenco, o Grêmio tem interesse em negociá-lo. O Tricolor já emprestou Adriel ao Bahia.

O estafe do jogador, o mesmo de Bitello, teve uma reunião com a direção gremista e o departamento de futebol. O empresário Maickel Portela apresentou as ofertas e possíveis cenários. A contratação de Caíque, do Ypiranga, já é uma prevenção para essa saída, já encaminhada.

Além de Brenno, Bitello também é assunto. O meia desperta os olhares de alguns mercados europeus e é o principal candidato a uma negociação com valores mais elevados. E a procura pode aumentar nos próximos dias. Portela esteve na Europa e se reuniu com alguns interessados.

Internamente, o Grêmio faz uma leitura de que, por conta das contratações gigantes que o mundo árabe fez, pode forçar clubes maiores da Europa a adotar outra postura: buscar reposições de times também do Velho Continente em um patamar menor.

Dessa forma, clubes europeus de um degrau abaixo podem recorrer a reforços na América do Sul. Neste contexto, Bitello se encaixa. O Tricolor vive uma realidade financeira delicada e precisa vender jogadores.

No entanto, a ideia não é perder titulares até o final do ano. Uma alternativa seria costurar um negócio em que liberaria o atleta apenas ao final da atual temporada.

Outro caso de titular assediado é do zagueiro Walter Kannemann. A imprensa argentina noticiou interesse do Independiente e do San Lorenzo na contratação do defensor, com contrato até o final desta temporada apenas e já pode assinar pré-contrato com outras equipes.

No mercado, o Grêmio não buscou contratações badaladas. Os reforços que chegaram a Porto Alegre no último mês foram pontuais, para encorpar o elenco e dar ao Renato mais opções. O vice de futebol Antônio Brum e o técnico Renato Portaluppi também trataram a permanência de Suárez como “contratação”.

Nesse momento ele (Suárez) nos deixar seria muito ruim. A gente trata a permanência do Suárez como um reforço. Se ele saísse agora para tratar, não teria como repor o quarto artilheiro do mundo. Exceto se o Grêmio fosse ao Manchester City tentar o Haaland, Lewandowski talvez – disse o vice de futebol.

Até o dia 25 de agosto poderá buscar jogadores que estão livres no mercado. O regulamento ainda permite troca na lista final até 15 de setembro.

Escrito por: GE - Globo

Compartilhe: