Governo destaca potencial de inovação do RS na abertura da Mercopar 2023

Publicado em: 18 de outubro de 2023

O vice-governador Gabriel Souza participou da abertura oficial da 32ª edição da Mercopar, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, nesta terça-feira (17/10). Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar reúne empresas de diversos setores, como os de metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, serviços industriais, borracha, plástico, energia e meio ambiente.

O governo do Estado conta com um estande coletivo, composto por 35 empresas gaúchas expositoras desses segmentos, por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Em seu discurso, Gabriel enfatizou o potencial gaúcho de inovação. “O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais inovadores do país, devido à força de trabalho de sua população e da capacidade de geração de emprego. Outro motivo é o ecossistema de inovação, composto por 14 universidades públicas e privadas, que ajudam a fomentar um trabalho de pesquisa de primeira qualidade no Brasil”, disse o vice-governador, destacando a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como um importante polo de ensino. No evento, Gabriel estava acompanhado de secretários de Estado.

“O empreendedorismo gaúcho é pujante. Isso se reflete na excelência dos nossos produtos, cada vez mais inseridos nos mercados internacionais. Nesse cenário, o Estado cumpre o seu papel viabilizando a presença de empresas em feiras desse porte, um ambiente saudável e propício para negócios”, afirmou o titular da Sedec, Ernani Polo, também presente na abertura.

Desenvolvimento econômico e inovação

Durante a Mercopar, ocorrerá o 18º Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (19/10), o secretário adjunto da Sedec, Derly Fialho, participará do evento, que conta com a presença de outras pastas, como a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

A titular da Sict, Simone Stülp, e o adjunto, Raphael Ayub, acompanharão o fórum. “Teremos a oportunidade de incluir os secretários de inovação que atuam em todo o Estado na pauta do desenvolvimento econômico. Trata-se de um passo muito importante, uma vez que a inovação, a ciência e a tecnologia são meios para transformar realidades, ou seja, estão intimamente conectados”, afirmou Simone.

Atividades

Na abertura da Mercopar, a secretária ministrou a palestra “Adoção da inovação no processo de empresas tradicionais”. A Sict terá um espaço na feira, onde 46 startups irão expor seus trabalhos.

Ainda na quinta-feira (19/10), às 10h, no estande da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) apresentará os indicadores econômicos-tributários da indústria gaúcha e dos setores de máquinas e equipamentos, metalúrgica e pneumáticos e borrachas.

Os dados, com data de referência de agosto, mostram o desempenho das vendas (somando o fluxo de mercadorias com incidência de ICMS) de compras de insumo e bens de capital de cada segmento, além do valor adicionado (índice que sinaliza a margem bruta dos setores) e da balança interestadual.

Os indicadores econômico-tributários estão publicados em uma edição especial do boletim RS360, produzida especialmente para a Mercopar. A apresentação será realizada pelo subsecretário adjunto da Receita Estadual, Giovanni Padilha.

A presidente da Junta Comercial do RS (Jucirs), autarquia vinculada à Sedec, Lauren Momback, também participará do fórum.

Sobre a Mercopar

A Mercopar 2023 ocorre de 17 a 20 de outubro. Em 2022, a feira reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios – um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias do evento.

O evento é focado na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Escrito por: Governo do Estado do RS

Compartilhe: