Fontoura Xavier segue em bandeira vermelha

Publicado em: 17 de agosto de 2020

Na 15ª rodada do modelo Distanciamento Controlado, 14 das 21 regiões de saúde foram classificadas como bandeira vermelha.

Esta é a sexta semana consecutiva que a região de Passo Fundo permanece em bandeira vermelha. Apesar de estar na bandeira vermelha, a região de Passo Fundo enviou um plano ao Governo do Estado em que determina seus protocolos através da cogestão do distanciamento controlado. Resta o protocolo ser aceito.

Eduardo Leite afirmou que o plano está em fase de cumprimento da documentação. Com isso, – caso seja aceito – a região poderá seguir um modelo diferente do determinado do Governo.

Além disso, dos 62 municípios da região, 31 estão classificados na bandeira laranja em razão da regra 0 a 0.

Fontoura Xavier, atualmente possui quatro casos ativos, destes, um está internado no Hospital de Passo Fundo, mas já chegou a marca de 90 casos confirmados, tendo dois óbitos registrados. O município está adotando medidas de bandeira laranja devido, não ter registro de óbitos.  A validade do índice atual vai de 18 a 24 de agosto.

COGESTÃO

O Governo do Rio Grande do Sul e a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS) oficializaram a gestão compartilhada no Distanciamento Controlado.

O Governador explicou que os prefeitos de cada região Covid poderão se reunir e decidir, por maioria (2/3 dos prefeitos), protocolos específicos para a região, obedecendo aos quatro níveis das bandeiras do modelo.

A cogestão municipal do distanciamento controlado foi discutida por prefeitos da região Covid de Passo Fundo que se reuniram de forma on-line, no fim de semana e definiram  um plano de enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus nos municípios. Na reunião, dos 62 municípios da região, 44 foram favoráveis ao parecer, 17 não votaram e o município de Ibiraiaras foi contrário.Sendo assim, foi comprovado a aprovação do plano por, no mínimo, 2/3 dos Municípios que compõem a Região de Agrupamento Passo Fundo.

Escrito por: Clic News com informações do Diário da Manhã/Passo Fundo

Compartilhe: