Fontoura Xavier realiza ações em combate ao coronavírus  

Publicado em: 16 de março de 2020

Tendo em vista da propagação do coronavírus em todo o país e também pelo estado do Rio Grande do Sul, Fontoura Xavier mesmo não tendendo nem um caso suspeito está intensificando as ações de prevenção. Confira algumas delas:

 

Hospital Santa Terezinha restringe circulação de pessoas nas dependências da Instituição

 

Em função do alerta de Pandemia do coronavirus, feito pelo Ministério da Saúde, o Hospital Santa Terezinha de Fontoura Xavier está a partir desta segunda-feira, dia 16 de março restringindo a circulação de pessoas nas dependências do hospital, com o objetivo de evitar a possível propagação do COVID – 19 (coronavírus).

 

Será permitido apenas:

* Um visitante por paciente internado;
* As visitas aos internados serão liberadas somente no turno da tarde das 14:30 às 15:00 hs;
* Só será permitido um acompanhante por paciente se este for solicitado por médico ou enfermeira, caso necessário.
* Procurar o atendimento médico nos casos de urgência e emergência, evitando as consultas rotineiras;
* Nos casos de consulta ou atendimento no plantão, o Hospital solicita que o paciente traga somente um acompanhante, se realmente houver necessidade.

O CCIH do HST, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde está organizando um fluxograma de atendimento, pensando no cuidado de seus pacientes e familiares, bem como dos profissionais de saúde que ficaram potencialmente expostos ao agente transmissor.

 

Secretaria da Saúde pede que a população não se aglomere nas Unidades de Saúde

 

De acordo com o secretário de Saúde do Município de Fontoura Xavier, Volnei Jost, a Secretaria já possui um Plano de Contingência com todo detalhamento das ações de prevenção que o município irá fazer. “É importante que a população entenda que se tiver qualquer sintoma da doença deve fazer contato com a Secretaria através dos telefones: 54 3389-1123 ou 54 981178639 e um equipe de Saúde estará se direcionando até a sua residência, evitando assim, a propagação da doença”, explica.

O Secretário pede ainda que a população fique o mínimo de tempo possível dentro das Unidades de Saúde.

 

Alunos da rede municipal estão recebendo orientações

 

De acordo com a Secretária de Educação, Maria José Godoy da Rosa, ainda é cedo para falar em suspensão nas aulas. “Acredito que teremos períodos mais críticos pela frente, portanto nesse primeiro momento estamos trabalhando na orientação e prevenção”, explica.

Estão sendo distribuídos folhetos com orientações sobre prevenção.

 

 

 

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: