Final de semana é marcado por polêmica em Fontoura Xavier

Publicado em: 22 de março de 2021

O final de semana foi marcado por polêmica e muitas discussões em torno da vacinação do Covid em Fontoura Xavier. Um áudio da Secretária da Saúde, Clairê Chitolina, que “vazou” na noite do sábado viralizou atravéz do aplicativo de mensagens WhatsApp.
No áudio a secretária diz:
“…Hoje eu conversei com o prefeito, e a assim, é pra mim saber quem é que tá reclamando e dai botar no final da fila. Porque nada contenta esse povo. Esse povo tinha que comprar a vacina, dai iam ficar bem faceiros. Porque eu Marau, Passo Fundo, as pessoas ficaram desde as 6h da manhã na fila para receber a vacina a uma e meia da tarde e ninguém reclama. Aqui em Fontoura tão muito mal acostumado e agora eu quero saber bem direitinho o nome de quem tá reclamando e vou chamar lá na minha sala e vai terminar todas as mordomias para essa gente que tá reclamando…foi isso que o prefeito me disse hoje. Que é pra nós terminar com essa função dessa gente só quererem reclamar e achar que a prefeitura e o posto de saúde tem que dar de tudo para esse povo. Estão muito provalecido. E agora assim ó, me passe o nome das pessoas que estão reclamando que eu eu ele vamo tá chamando para ver o que tá acontecendo. Vamo terminar com essa função. Quem reclamou não vai ser vacinado agora…vai para o fim da fila” – áudio reproduzido na íntegra.

Na manhã do domingo a secretária de Saúde publicou em sua rede social uma nota em que pede desculpas pelo áudio. Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Amigos e Amigas.
Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha manifestação equivocada em rede social.
Estou vivendo um momento de muita dor e tristeza pela perda da minha irmã, ocorrida na sexta-feira.
Não pude acompanhar a vacinação neste dia por estar envolvida com os atos fúnebres, e mesmo assim recebi muitas ligações e mensagens de xingamentos sem estar ao par do que estava acontecendo naquele momento. Todos nós cometemos erros e dizemos palavras errôneas no momento de fragilidade.
Hoje só quero me desculpar e pedir que respeitem e compreendam a minha dor!! Vocês também são seres humanos e quem me conhece sabe que as palavras ditas em momento de dor, tristeza e revoltada com este mundo cruel, não expressam a minha verdadeira essência! Muitos eu já ajudei, e vou continuar trabalhando para TODOS!!
Não existe fila de vacinação, mas sim critérios e ordem de chegada. Nos próximos dias estaremos recebendo mais doses para abranger o público que espera a vacina.
Fontoura Xavier é um dos poucos municípios que vacinou a faixa etária de 70 anos, e estaremos ajustando o que for necessário para as próximas faixa-etárias.
Esclareço também que este assunto em questão, sequer foi discutido com o prefeito municipal.
Mais uma vez me desculpem e agradeço a compreensão. – Nota de esclarecimento da Secretária de Saúde.

O áudio da secretária causou revolta e indignação por parte de alguns vereadores e também da população que se manifestaram publicamente através das suas redes sociais.
O presidente da Câmara de Vereadores Ivan Borges se manifestou através de um vídeo no seu perfil no Facebook, onde demonstrou indignação e revolta com o conteúdo do áudio. “Fiquei muito perplexo com essa atitude. Nós não vamos admitir isso. Eu me coloco no lugar dessas pessoas. Já pensou se meu pai e minha mãe falassem alguma coisa? Teriam que ir para o final da fila. Isso nada mais é do que uma ditadura. Todo cidadão tem direito de expressar a sua vontade, desde com respeito e sem ofender. Estou aguardando uma atitude do prefeito municipal e se isso realmente partiu dele
Não vamos aceitar esse tipo de coisa. Fica aqui minha indignação, estou profundamente revoltado e chocado com esse fato. Vamos fazer tudo para que isso não aconteça e nunca mais se repita no nosso município.” – trechos da fala do presidente do Legislativo.

Na manhã desta segunda-feira(22), a secretária voltou a se manifestar em uma nova nota:

No sábado do dia 20/03, em um momento de pressão psicológica, encaminhei um áudio ao grupo da equipe de funcionários da Saúde, no qual fui equivocada ao falar em nome do Senhor Prefeito, e usei muito mal as minhas palavras. Naquele momento reconheço o meu despreparo para lidar com esta situação, mas também lhes pergunto: Vocês estão preparados para tudo nas vossas vidas??
Novamente afirmo que na hora, não medi minhas palavras e envolvi o nome do Senhor Prefeito Municipal. O mesmo não tem participação nesta minha atitude impensada.
Na ânsia de querer atender da melhor forma todas as pessoas, não imaginei que causaria tantos transtornos.. Hoje aprendo a lição e serve de exemplo para que não façamos mais desta forma. Todas as pessoas que já se dirigiram ao Posto de Saúde sabem do meu acolhimento e carinho para com todos.
Não temos a receita para lidar com o ser humano, por isso estamos sempre passíveis ao erro.
Me desculpem novamente as palavras equivocadas e infelizes.
Vai haver vacinas sim, respeitando os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde!
Ninguém vai para o fim de fila de nada! Todos serão atendidos da melhor forma possível, como sempre foram..
Os erros servem de aprendizado e estamos na busca da evolução, de sermos cada dia melhores! – Nota emitida pela Secretária nesta segunda-feira.

O prefeito municipal, Luiz Armando Taffarel  convocou uma coletiva de imprensa para esta manhã de segunda -feira, dia 22,  às 10h30min, onde deverá se manifestar sobre o assunto.

Escrito por: Daiane Meazza

Compartilhe: