Fim do refresco: Calor vai retornar ao Sul do Brasil neste fim de semana

Publicado em: 20 de outubro de 2023

Fim do refresco. Os últimos dias foram bastante amenos e até frios para esta época do ano no Rio Grande do Sul, mas uma mudança de massas de ar está prestes a ocorrer no Rio Grande do Sul que vai trazer a temperatura para valores inicialmente mais perto da média de outubro à tarde e posteriormente acima.

Os gaúchos enfrentaram ontem mais um dia de temperatura baixa para outubro. Foram várias estações do Sul gaúcho e da Serra que marcaram mínimas abaixo de 10ºC. Mesmo a tarde foi fria em localidades serranas com máximas tão-somente de 10,6ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São José dos Ausentes, mais típica de um mês de inverno que de outubro.

A máxima ontem na capital gaúcha foi de apenas 22,1ºC. Na quarta, não tinha passado de 20,9ºC. Na terça, os termômetros não indicaram mais que 21,5ºC. Na segunda-feira, a máxima foi de 21,3ºC. E, no último domingo, foi de 26,7ºC. A última vez em que Porto Alegre a temperatura superou os 30ºC na estação oficial do bairro Jardim Botânico foi há mais de um mês, quando no dia 17 de setembro a máxima atingiu elevadíssimos 35,7ºC na capital gaúcha.

A temperatura máxima média em Porto Alegre nos primeiros 19 dias de outubro foi de 22,4ºC. O valor está muito abaixo da máxima média histórica do mês de outubro (série 1991-2020) de 25,2ºC, com um desvio negativo de 2,8ºC que é por demais expressivo. Só que o refresco está chegando ao fim. Haverá uma troca de massas de ar frio. Sairá a mais fria que predominou ao longo desta semana e ingressará ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina que vai trazer uma acentuada elevação da temperatura nos estados do Sul.

Para Porto Alegre, depois dos 22ºC de ontem, a previsão da MetSul indica para esta sexta-feira uma máxima ao redor de 24ºC a 25ºC. No sábado, com tempo aberto e ar mais quente ingressando, a máxima deve chegar aos 28ºC na capital gaúcha. O domingo, por sua vez, deve ter máxima em torno dos 30ºC a 31ºC. O domingo, aliás, deve ser o dia mais quente do fim de semana em todo o Rio Grande do Sul. Grande parte do estado terá máximas perto ou acima dos 30ºC. Instabilidade pode frustrar aquecimento maior em áreas perto da fronteira com o Uruguai. Santa Maria deve ir a 32ºC, Santa Rosa a 34ºC ou 35ºC, Passo Fundo a 31ºC e Caxias do Sul a 30ºC.

Como se vê, exceção da Fronteira Oeste e do Noroeste gaúcho que deve ter uma tarde de domingo bastante quente, o calor não será muito intenso na maioria das localidades gaúchas. Fará calor, mas dentro de padrões normais para o que poderia se esperar na segunda metade de outubro. A temperatura se eleva neste fim de semana também em Florianópolis, mas sem calor. As máximas vão ficar ao redor de 25ºC a 27ºC. No Oeste catarinense é que aquece muito com marcas acima de 30ºC em muitas cidades.

(Foto: Pixabay )

Escrito por: MetSul - Metereologia

Compartilhe: