Fim de semana de muita chuva

Publicado em: 25 de junho de 2021

Fim de semana de muita chuva no Rio Grande do Sul. Parece até difícil acreditar com esta sexta-feira de sol e até céu claro em algumas regiões, mas vem mudança do tempo aí e será significativa com altos volumes de precipitação e risco de temporais previstos pela MetSul Meteorologia para o estado gaúcho entre amanhã e domingo.

A mudança do tempo deve começar já nesta sexta-feira de forma muito isolada na Metade Norte do Rio Grande do Sul com pancadas isoladas de chuva e possibilidade de algumas trovoadas, especialmente em áreas próximas da divisa com Santa Catarina, no final do dia. Pontos isolados dos estados catarinense e paranaense também devem ter chuva bastante isolada na segunda metade do dia, acompanhando o ingresso de ar mais quente.

CHUVA AVANÇA NESTE SÁBADO

Será neste fim de semana, contudo, que a instabilidade deve se generalizar no Rio Grande do Sul. O avanço de ar quente de Norte sobre a massa de ar frio instalada sobre o Estado vai organizar frente quente durante o sábado no território gaúcho. Áreas de instabilidade que no começo do dia atuam mais na Metade Norte vão se deslocar para o Oeste e o Sul gaúcho, ganhando força, à medida que ar quente ingressa a partir do Norte gaúcho com o retorno do sol em muitas áreas após um começo de dia chuvoso e ainda com elevação da temperatura.

Por isso, a instabilidade no Oeste e no Sul gaúcho deve ser maior da tarde para a noite deste sábado ao passo que na Metade Norte tende a se concentrar mais na madrugada e no período da manhã, apesar de pancadas serem possíveis em diferentes pontos do Centro para o Norte gaúcho na segunda metade do dia com a atmosfera quente e instável.

É muito evidente pelo perfil vertical de temperatura da atmosfera que a causa da chuva deste sábado será uma frente quente. Porto Alegre sairá de uma temperatura no nível de pressão de 850 hPa (1.500 metros de altitude e não em superfície) de 8ºC nesta sexta de manhã para 16ºC na tarde de sábado. Em Chapecó, de 14ºC agora para 18ºC amanhã à tarde em 850 hpa. E em Foz do Iguaçu, a temperatura em 850 hPa neste sábado chegará a 19ºC. Valores de temperatura perto de 20ºC a 1.500 metros de altitude nesta época do ano indicam ar quente que conduz à instabilidade.

CHUVA AUMENTA NO DOMINGO EM VÁRIAS REGIÕES

A instabilidade prossegue no domingo no Rio Grande do Sul, mas sob uma dinâmica atmosférica diferente. A frente sobre o Estado vai deixar de ser quente e passar à fria, movimentando-se lentamente de Sul para Norte. Isso porque uma forte massa de ar polar começará a se aproximar pela Argentina e o Uruguai, impulsionando a instabilidade para Norte que na véspera fora deslocada de Norte para Sul pelo ar quente.

Com isso, a instabilidade aumentará em quase toda a Metade Norte, exceção de áreas do Alto Uruguai que devem ter pouca chuva, com chuva em todas as regiões do Estado no decorrer do dia. No decorrer do dia, a chuva deve se concentrar principalmente na faixa central do Estado, em torno do paralelo 30ºS, que vai de Uruguaiana até a região de Porto Alegre. No Sul gaúcho, após um começo de dia chuvoso, o tempo deve apresentar gradual melhoria e não se descarta até que o sol apareça com nuvens à tarde em algumas cidades à medida que ar mais frio de origem polar começa a ingressar pela fronteira.

Em razão deste cenário, a chuva em Porto Alegre e região metropolitana deverá ser maior no domingo. O sábado na Capital e região terá aumento de nebulosidade e possibilidade de períodos de chuva, mas podem ocorrer aberturas de sol que propiciam alta da temperatura e elevada umidade em ambientes internos. Já o domingo deverá ser com tempo mais fechado e chuva persistente em Porto Alegre com risco de precipitação por vezes moderada a forte.

VEJA OS VOLUMES DE CHUVA PREVISTOS

Os volumes de chuva devem ser altos em grande parte do Rio Grande do Sul, exceção dos extremos Sul e Norte do Estado. Grande número de cidades deve ter acumulados no fim de semana acima de 50 mm e a grande maioria dos municipios gaúchos devem ter de 30 mm a 50 mm. Em alguns pontos, especialmente em torno da faixa central do território gaúcho, os volumes podem atingir marcas de 75 mm a 100 mm, isoladamente superiores.

Em Porto Alegre e região metropolitana, segundo o WRF e vários outros modelos, pode chover até 50 mm ou mais neste fim de semana com os maiores acumulados previstos para o domingo. Em algumas rodadas os modelos chegaram a projetar volumes acima de 75 mm para pontos da Grande Porto Alegre.

RISCO DE TEMPORAIS NO FIM DE SEMANA

A MetSul não descarta a possibilidade de temporais isolados neste fim de semana no Rio Grande do Sul em razão do quadro de instabilidade que vai se instalar. O fato de ar quente em altitude avançar sobre a massa de ar frio em superfície vai gerar convecção e a formação de nuvens carregadas, capazes de provocar temporais.

A maior incidência de raios é prevista para o sábado, quando a natureza do sistema frontal será quente. Frentes quentes costumam trazer alta incidência de descargas elétricas. Outro risco associado a este tipo de frente é a ocorrência de granizo de forma isolada.

Como no domingo a característica da frente será fria e com lento deslocamento, o risco de temporais será consideravelmente menor e, em geral, baixo. Com efeito, o maior risco meteorológico do domingo será a chuva que pode ser volumosa em algumas localidades, inclusive na Grande Porto Alegre. O tempo melhora na segunda-feira com o ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar.

 

Escrito por: Met Sul

Compartilhe: